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Título: Potencialidades do uso de modelos em impressão 3D em escala real para o ensino do sistema endócrino na educação básica
Título(s) alternativo(s): Potencial of using real size 3D printing models for teaching the endocrine system in basic education
Autor(es): Rodrigues, Mikael Silva
Orientador(es): Machado, Elaine Ferreira
Palavras-chave: Impressão tridimensional
Modelagem
Anatomia humana
Fisiologia humana
Endocrinologia
Three-dimensional printing
Modelyng
Human anatomy
Human physiology
Endocrinology
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Mikael Silva. Potencialidades do uso de modelos em impressão 3D em escala real para o ensino do sistema endócrino na educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: A utilização de modelos didáticos vêm ganhando cada vez mais espaço no ensino de anatomia como um todo, frente a sua grande potencialidade nesse contexto, além da maior viabilidade quando comparada com o uso de cadáveres para o mesmo propósito, especialmente na educação básica. Por isso, essa pesquisa tratou sobre a prototipagem tridimensional de modelos anatômicos do sistema endócrino, com objetivo central de identificar a potencialidade dos usos da impressão 3D no ensino de anatomia e fisiologia para o ensino básico, onde o problema da pesquisa surgiu a partir da observação da irrealidade do tamanho dos modelos didáticos utilizados para o ensino dessa disciplina, justificando a escolha do tema, uma vez que esta irrealidade pode afetar negativamente o processo de ensino-aprendizagem, sendo a impressão 3D uma possível solução para tal problemática. A metodologia do trabalho se caracteriza como aplicada, qualitativa, descritiva e de avaliação, por se tratar da produção de um produto educacional. Assim, ao final do trabalho, concluiu-se a prototipagem e modelagem tridimensional do sistema endócrino, colocando uma proposta diferenciada para a abordagem deste conteúdo, a partir da validação das peças por professores de Ciências e Biologia da educação básica a partir de um instrumento de validação, trazendo a possibilidade de uma nova perspectiva para ensino do sistema em questão.
Abstract: The use of didactic models has been gaining more and more space in the teaching of anatomy as a whole, given its great potential in this context, in addition to its greater viability when compared to the use of cadavers for the same purpose, especially in basic education. Therefore, this research dealt with the three-dimensional prototyping of anatomical models of the endocrine system, with the central objective of identifying the potential of the uses of 3D printing in the teaching of anatomy and physiology for basic education, where the problem of the research arose from the observation of the unreality of the size of the didactic models used to teach this subject, justifying the choice of the theme, since this unreality can negatively affect the teaching-learning process, with 3D printing being a possible solution to this problem. The methodology of the work is characterized as applied, qualitative, descriptive and evaluative, since it is the production of an educational product. Thus, at the end of the work, the prototyping and three-dimensional modeling of the endocrine system was concluded, putting forward a differentiated proposal for approaching this content, based on the validation of the pieces by Science and Biology teachers of basic education using a validation instrument, bringing the possibility of a new perspective for teaching the system in question.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37020
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