Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37018
Título: O ensino de botânica mediado pela arte: Margaret Mee e a flora brasileira
Título(s) alternativo(s): Botany’s teaching mediated by art: Margaret Mee and Brasilian flora
Autor(es): Machado, Maria Carolina
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Botânica
Plantas - Proteção
Biologia - Estudo e ensino
Complexidade (Filosofia)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Ensino - Meios auxiliares
Arte - Estudo e ensino
Mee, Margaret, 1909-1988
Botany
Plants, Protection of
Biology - Study and teaching
Complexity (Philosophy)
Interdisciplinary approach to knowledge
Teaching - Aids and devices
Art - Study and teaching
Data do documento: 11-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MACHADO, Maria Carolina. O ensino de botânica mediado pela arte: Margaret Mee e a flora brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: Este trabalho contempla uma proposta de ensino de Ciências mediado pela Arte, assim as telas da ilustradora botânica Margaret Mee mediaram o ensino de botânica destinado a educação básica. As análises de trabalhos publicados que envolvem a Arte, Ciência e ensino proporcionaram uma compreensão da necessidade de pesquisas envolvendo as áreas citadas. Para isso as análises ocorreram na Scopus delimitando os trabalhos publicados envolvendo a temática da Arte no ensino de Ciência, além desses relacionado a ilustrações científicas, obtendo um resultado baixo de pesquisas no mundo, mas mais escassas no Brasil. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada, além de utilizar a revisão bibliográfica para obter dados. Assim, no desenvolvimento do referencial teórico é possível compreender a importância do uso da Arte e da Ciência no ensino, para o desenvolvimento de uma proposta complexa, refletindo sobre o ensino interdisciplinar nas escolas básicas, como defendido pela BNCC. As pesquisas relacionadas a biografia de Margaret Mee e as suas expedições contribuíram na construção do material paradidático, que tem o objetivo de auxiliar professores de Ciências no ensino de botânica. O material é destinado ao 7º ano do ensino fundamental anos finais, seguindo as habilidades propostas pela BNCC, além de estimular a preservação ambiental. Por fim, compreende-se as potencialidades e delimitações do trabalho desenvolvido, acrescentando novas propostas de pesquisa na área.
Abstract: This work presents a proposal for teaching Science mediated by Art, using the paintings of botanical illustrator Margaret Mee to facilitate botany education aimed at basic education. The ana education provided an understanding of the need for research in these areas. To achieve this, analyses were conducted in Scopus, focusing on published works related to the theme of Art in Science education, as well as those related to scientific illustrations. The results indicated a low number of studies worldwide, with even fewer in Brazil. The work is characterized as qualitative and applied research, utilizing a literature review to gather data. Thus, the development of the theoretical framework allows for an understanding of the importance of using Art and Science in education to develop a complex proposal, reflecting on interdisciplinary teaching in basic schools, as advocated by the BNCC (National Common Curricular Base). Research related to Margaret Mee's biography and her expeditions contributed to the construction of didactic material aimed at assisting Science teachers in teaching botany. This material is intended for the 7th grade of the final years of elementary school, aligning with the skills proposed by the BNCC and promoting environmental preservation. Finally, the work outlines the potentialities and limitations of the developed project, suggesting new research proposals in the field.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37018
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinobotanicaarte.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons