Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37017
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Evelyn Souto | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:10:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T14:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Evelyn Souto. Educação popular em saúde no ensino de biologia: uma proposta de sequência didática fundamentada na pedagogia histórico-crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37017 | - |
dc.description | Acompanha produção técnica: Educação popular em saúde: uma sequência didática a partir da pedagogia histórico-crítica | - |
dc.description.abstract | Historically, in Brazil, practices aimed at disseminating knowledge for the adoption of individual and collective behaviors aimed at promoting health have been constructed through the economic ideology of perpetuating capital. In this sense, the emerging sectors of the population were educated in health through vertical and imposing practices, centered on professionals, without any real understanding of how these processes worked. From the 1970s onwards, Popular Health Education emerged as an alternative for democratizing this knowledge, so that the popular knowledge of the marginalized classes could be taken into account. Furthermore, a methodology based on Historical-Critical Pedagogy emerges as a pertinent theoretical contribution to the teaching-learning processes, by understanding education as immaterial work, seeking to investigate the socio-historical elements that permeate the institutionalization of the school and the ways to mitigate alienation in such processes. This work, therefore, aims to build a didactic sequence with the theme “Popular Education in Health”, which can be used by Science and Biology teachers, using the aforementioned methodology with a view to the contributions of literary and non-literary elements to the approach of scientific and technological knowledge. As a way of delimiting the theme, the main topics selected were approaches that permeate Women's Health and Menstrual Dignity, adopting the steps described with the Didactics of Historical-Critical Pedagogy, as being: Initial Social Practice, Problematization, Instrumentalization, Catharsis and Final Social Practice. This is a bibliographical, exploratory and applied study using a qualitative method of analysis. Although there was no pedagogical intervention with the didactic sequence, it is hoped that it will bring relevant contributions and reflections to the teachers of the disciplines mentioned. It is therefore concluded that Popular Health Education is compatible with promoting interdisciplinarity and intersectorality between the fields of Health and Education, as well as being an instrument capable of enabling the dialog of knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Democracia e educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.subject | Public health | pt_BR |
dc.subject | Biology - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Democracy and education | pt_BR |
dc.subject | Critical pedagogy | pt_BR |
dc.title | Educação popular em saúde no ensino de biologia: uma proposta de sequência didática fundamentada na pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Popular health education in biology teaching: a proposal for a didactic sequence based on historical-critical pedagogy | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Historicamente, no Brasil, as práticas voltadas à disseminação de saberes para a adoção de comportamentos individuais e coletivos visando a promoção da saúde, mostram-se construídas, através do ideário econômico de perpetuação do capital. Neste sentido, os setores emergentes da população, eram educados em saúde, por meio de práticas verticais e impositivas, centradas na figura dos profissionais, sem que houvesse real compreensão acerca do funcionamento de tais processos. A partir da década de 1970, a chamada Educação Popular em Saúde surge como uma alternativa para a democratização de tais saberes, de maneira que fossem considerados os conhecimentos populares das classes marginalizadas. Outrossim, uma metodologia fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica emerge como um pertinente aporte teórico frente aos processos de ensino-aprendizagem, ao compreender a Educação enquanto trabalho imaterial, buscando investigar os elementos sócio-históricos que permeiam a institucionalização da escola e os caminhos para mitigar a alienação em tais processos. Este trabalho, portanto, visa a construção de uma sequência didática com a temática “Educação Popular em Saúde”, que possa ser utilizada por professores de Ciências e Biologia, utilizando a metodologia supracitada com vistas as contribuições de elementos literários e não literários para a abordagem de conhecimentos de cunho científico e tecnológico. Como maneira de delimitar a temática, selecionou-se como tópicos principais, abordagens que permeiam a Saúde da Mulher e Dignidade Menstrual, adotando os passos descritos com a Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, como sendo: Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, exploratório, de natureza aplicada e com método de análise qualitativo, onde, apesar de não ter havido intervenção pedagógica com a sequência didática, espera-se trazer contribuições e reflexões pertinentes aos docentes das disciplinas mencionadas. Conclui-se, portanto, que a Educação Popular em Saúde se mostra compatível com a promoção da interdisciplinaridade e intersetorialidade entre os campos da Saúde e da Educação, bem como instrumento capaz de possibilitar o diálogo de saberes. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.referee1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Elaine Ferreira | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Jaqueline de Morais | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaosaudehistoricocritica.pdf | 519,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
educacaosaudehistoricocritica_produto.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons