Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37016
Título: Aplicativo para estudo de microscopia na escola básica
Título(s) alternativo(s): Application for studying microscopy in elementary school
Autor(es): Silva, Jefferson Willian Ribeiro
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Microbiologia
Ensino - Metodologia
Microscopia
Métodos de simulação
Aplicativos móveis
Educação de base
Microbiology
Teaching - Methodology
Microscopy
Simulation methods
Mobile apps
Basic education
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVA, Jefferson Willian Ribeiro. Aplicativo para estudo de microscopia na escola básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O ensino de microbiologia nas escolas públicas do Brasil se faz pouco prático por conta da limitação de acessos a materiais laboratoriais, como o microscópio, resultando em aulas teóricas e sem prática experimental. Dentro desse cenário o uso das tecnologias da informação e comunicação aparece como um recurso com grande potencial educacional, oportunizando o preenchimento dessa lacuna existente no ensino. Este trabalho atentou-se em analisar as potencialidades de ensino, a partir da simulação de microscopia, para aplicação em aulas de microbiologia no ensino médio utilizando metodologia ativa. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de trabalhos que tratavam do tema, utilizando como principais autores Angotti (2015) e Miquelin (2009), que possuem estudos na área da tecnologia da informação e comunicação aliada ao ensino. O percurso metodológico se fez com coleta de dados, utilizando do instrumento da observação para levantamento de aplicativos de ensino de microbiologia na loja digital Play Store, utilizando da abordagem metodológica mista. Também, foi desenvolvido um aplicativo simulador de microscopia óptica com potencial educacional, utilizando de recursos tecnológicos visando gerar contribuições significativas no ensino de microbiologia e aproximar a ciência e a tecnologia dos estudantes. Em suma, foram realizadas investigações de metodologias ativas em planos de aula, o que evidenciou o grande potencial desta, oportunizando gerar um plano de aula com base nessa metodologia para a utilização do aplicativo proposto.
Abstract: The teaching of microbiology in public schools in Brazil is impractical due to limited access to laboratory materials, such as microscopes, resulting in theoretical lessons without experimental practice. Within this scenario, the use of information and communication technologies appears as a resource with great educational potential, making it possible to fill this gap in teaching. The aim of this study was to analyze the teaching potential of microscopy simulation for application in high school microbiology classes based on active methodology. To this end, a bibliographical survey was carried out of works dealing with the subject, using Angotti (2015) and Miquelin (2009) as the main authors, who have studies in the area of information and communication technology allied to teaching. The methodological approach was based on data collection, using the instrument of observation to survey microbiology teaching apps in the Play Store, using a mixed methodological approach. An optical microscopy simulator app with educational potential was also developed, using technological resources to generate significant contributions to the teaching of microbiology and bring science and technology closer to students. In short, investigations were carried out into active methodologies in lesson plans, which showed their great potential, making it possible to generate a lesson plan based on them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37016
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativomicroscopiaescola.pdf802,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons