Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37015
Título: Cicloviabilidade para polos geradores de viagens (PGVs): campus universitário, um estudo de caso no centro politécnico da UFPR
Título(s) alternativo(s): Cyclingviability for heavy traffic generator hubs: university campus, a case study in the centro politécnico of UFPR
Autor(es): Belotto, José Carlos Assunção
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Ciclovias
Bicicletas
Desenvolvimento urbano sustentável
Transporte sustentável
Transporte - Planejamento
Política urbana
Ciclismo
Campi universitários
Bicycle trails
Bicycles
Sustainable urban development
Sustainable transportation
Transportation - Planning
Urban policy
Cycling
College campuses
Data do documento: 19-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BELOTTO, José Carlos Assunção. Cicloviabilidade para polos geradores de viagens (PGVs): campus universitário, um estudo de caso no centro politécnico da UFPR. 2025. Tese (Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O modelo urbano predominante, centrado no automóvel, gerou uma cultura de mobilidade que prioriza o transporte individual motorizado, contribuindo para a saturação do espaço urbano e a poluição ambiental. Este estudo investiga o impacto dos grandes Polos Geradores de Viagens (PGVs), com ênfase nos campi universitários, na mobilidade urbana, especialmente no uso da bicicleta como meio de transporte. O objetivo é criar um índice que verifique a viabilidade do uso da bicicleta em uma região específica. A pesquisa, realizada entre 2019 e 2024, pressupõe que um diagnóstico preciso sobre o uso da bicicleta em um PGVs pode apoiar o desenvolvimento de estratégias para promover a mobilidade ativa e sustentável. Como estudo de caso, foi escolhido o maior campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Politécnico em Curitiba, para identificar fatores que influenciam a adoção da bicicleta. Esses fatores foram transformados no Índice de Cicloviabilidade para Polos Geradores de Viagens (IC-PGVs), uma ferramenta que avalia a viabilidade do uso da bicicleta em áreas urbanas, considerando aspectos estruturais, ambientais, psicossociais, políticos e legais. Um dos resultados mais significativos, embora inicialmente não previsto nos objetivos da tese, foi a introdução do conceito de “Cicloviabilidade”. Este conceito emergiu da análise do estado atual dos fatores que influenciam a escolha da ciclomobilidade como meio de deslocamento, a partir de um ponto de concentração de pessoas. A Cicloviabilidade é uma abordagem que realiza uma avaliação integrada dos fatores relacionados à mobilidade por bicicleta, tanto internamente quanto ao redor de um PGVs, dentro de um raio de seis quilômetros, distância considerada confortável para a ciclomobilidade funcional. O objetivo é determinar o grau de viabilidade de um empreendimento e sua área circundante para o uso efetivo da bicicleta como opção de transporte. A análise do IC-PGVs do Centro Politécnico revelou que, embora a maioria dos indicadores seja avaliada positivamente, desafios como a segurança no trânsito e a infraestrutura de paraciclos e bicicletários ainda necessitam de melhorias. A pesquisa destaca a importância da mobilidade sustentável e a necessidade de políticas públicas robustas para superar barreiras ao uso da bicicleta. A validação do IC-PGVs, por meio de um painel de especialistas, confirmou sua relevância como ferramenta para avaliar e promover o uso da bicicleta em grandes estruturas. O IC-PGVs e o conceito de Cicloviabilidade oferecem uma abordagem estruturada para promover a ciclomobilidade e servem como guia para futuras intervenções em mobilidade urbana sustentável. O conteúdo principal da tese encontra-se nas 180 páginas iniciais, sendo complementado por dois apêndices com informações adicionais e dados que enriquecem a pesquisa. Estes apêndices contêm detalhamentos dos instrumentos de pesquisa, dados brutos coletados e análises complementares que, embora fundamentais para a solidez metodológica do trabalho, foram organizados separadamente para facilitar a fluidez da leitura do texto principal.
Abstract: The car-centered urban model has fostered a mobility culture that prioritizes individual motorized transport, leading to urban congestion and environmental pollution. This study examines the impact of major Trip-Generating Hubs (TGHs), particularly university campuses, on urban mobility, with a focus on bicycle use as a mode of transport. The aim is to develop an index that assesses the feasibility of cycling in a specific area. Conducted between 2019 and 2024, the research assumes that a precise diagnosis of bicycle use at a TGHs can support strategies for promoting active, sustainable mobility. The study uses the largest campus of the Federal University of Paraná (UFPR), the Centro Politécnico in Curitiba, as a case to identify factors influencing bicycle adoption. These factors were consolidated into the Cycling Feasibility Index for Trip-Generating Hubs (CFI-TGHs), a tool assessing bicycle use viability in urban areas by considering structural, environmental, psychosocial, political, and legal aspects. One of the study’s most notable findings—though initially outside the thesis objectives—was the introduction of the concept of ―Cycling Feasibility.‖ This concept emerged from analyzing the current factors that influence the choice of cycling as a transport mode around people-dense hubs. Cycling Feasibility offers an integrated assessment of bike-related mobility factors within and around a TGHs, considering a six-kilometer radius, the distance generally comfortable for functional cycling. The goal is to determine how viable an area and its surroundings are for effective bicycle use as a transport option. The CFI-TGH analysis for Centro Politécnico revealed that while most indicators rated positively, challenges remain in areas like traffic safety and bike rack infrastructure. This research highlights the importance of sustainable mobility and the need for strong public policies to overcome barriers to cycling. Validation of the CFI-TGHs by a panel of experts confirmed its relevance as a tool for assessing and encouraging bicycle use in large developments. Both the CFI-TGHs and the concept of Cycling Feasibility provide a structured approach to advancing cycling mobility and serve as a guide for future interventions in sustainable urban mobility. The core thesis content spans 180 pages, with two comprehensive appendices providing supplementary information and research data. These appendices house detailed research instruments, raw data collections, and additional analyses that—while essential to the methodological integrity of the work-have been strategically placed outside the main text to enhance readability and maintain narrative flow.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37015
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cicloviabilidadepolosgeradoresviagens.pdf46,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons