Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014
Título: | Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional |
Título(s) alternativo(s): | Understanding mathematical reasoning processes by teachers: design principles for professional learning tasks |
Autor(es): | Correa, Lucas do Nascimento |
Orientador(es): | Araman, Eliane Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Raciocínio Compreensão Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Reasoning Comprehension Teachers, Training of |
Data do documento: | 25-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CORREA, Lucas do Nascimento. Compreensão dos processos de raciocínio matemático por professores: princípios de design para tarefas de aprendizagem profissional. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Entender os aspectos do Raciocínio Matemático (RM) e as formas de promovê-lo em sala de aula tem sido uma vertente defendida por diversos pesquisadores em Ensino de Matemática, bem como por documentos curriculares oficiais de vários países. Porém, nem sempre o entendimento sobre RM e seus processos são claros para os professores, pois muitas vezes não tiveram contato com o RM e seus processos na formação inicial. À vista disso, cursos de formação continuada se tornam necessários e contribuem para o conhecimento especializado dos docentes no sentido de criar oportunidades de aprendizagem sobre o RM para que possam apoiar o seu desenvolvimento nas aulas de Matemática. Desta forma, a presente pesquisa se insere no contexto do RM e da formação do conhecimento dos professores acerca dos processos de RM, bem como o aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional. Tem, como objetivo, compreender os níveis de entendimento dos processos de RM demonstrados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (que compreende os 1° ao 5° anos, com alunos de 6 a 10 anos de idade) ao resolverem uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) e, a partir disso, subsidiar a formulação de princípios de design para TAP que colaborem com o aprimoramento do conhecimento dos professores sobre o RM. Pautados numa investigação qualitativa, os dados analisados são áudios transcritos da discussão feita por duas duplas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao resolveram uma Tarefa de Aprendizagem Profissional. Os resultados obtidos revelam que as professoras atingiram níveis de entendimento, em sua grande maioria, elementares, conduzindo-nos a elaboração de princípios de design para TAP que contribuam para a compreensão dos docentes sobre os processos de Raciocínio Matemático. |
Abstract: | Understanding the aspects of Mathematical Reasoning (MR) and ways to promote it in the classroom has been a focus advocated by various researchers in Mathematics Education, as well as by official curriculum documents from several countries. However, teachers do not always have a clear understanding of MR and its processes, as they often have not encountered MR and its processes during their initial training. In view of this, continuing education courses become necessary and contribute to teachers' specialized knowledge by creating learning opportunities about MR so that they can support its development in Mathematics lessons. Thus, the present research is situated within the context of MR and the development of teachers' knowledge regarding MR processes, as well as the enhancement of their professional development. It aims to understand the levels of understanding of MR processes demonstrated by teachers of the Early Years of Elementary Education (covering 1st to 5th grade, with students aged 6 to 10) when solving a Professional Learning Task (PLT) and, based on this, to support the formulation of design principles for PLTs that help improve teachers' knowledge of MR. Based on a qualitative investigation, the analyzed data consist of transcribed audio recordings of discussions between two pairs of teachers from the Early Years of Elementary Education as they solved a Professional Learning Task. The results reveal that the teachers mostly demonstrated elementary levels of understanding, leading to the development of design principles for PLTs that contribute to teachers' comprehension of Mathematical Reasoning processes. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Raciocínio Matemático em Foco: Formação de Professores" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37014 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
compreensaodosprocessosderaciociniomatematico.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
compreensaodosprocessosderaciociniomatematico_produto.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons