Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37013
Título: O papel do psicólogo escolar frente ao uso de tecnologias da informação e comunicação na educação básica
Título(s) alternativo(s): The role of the school psychologist in the use of information and communication technologies in basic education
El papel del psicólogo escolar frente al uso de las tecnologías de la información y la comunicación en la educación básica
Autor(es): Carneiro, Pedro Braga
Orientador(es): Dias, Maria Sara de Lima
Palavras-chave: Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia da informação
Educação básica
Psicologia escolar
Psicologia educacional
Pedagogia crítica
Tecnologia educacional
Technology - Social aspects
Information technology
Basic education
School psychology
Educational psychology
Critical pedagogy
Educational technology
Data do documento: 16-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARNEIRO, Pedro Braga. O papel do psicólogo escolar frente ao uso de tecnologias da informação e comunicação na educação básica. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Esta é uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem qualitativa, que tem como objetivo compreender o papel de psicólogos escolares frente ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TICs na Educação Básica brasileira. O problema de partida é o crescente desenvolvimento e utilização destas tecnologias no contexto escolar sob uma lógica alienante do capitalismo, como se os artefatos tecnológicos por si só representassem um ideal de progresso e desenvolvimento a ser alcançado nas práticas pedagógicas, mas que acabam por impactar em uma subjetividade encapsulada de estudantes e trabalhadores da educação. A hipótese é que o psicólogo escolar pode colaborar significativamente com a comunidade educativa para a superação do uso das TICs na lógica de mercado, e contribuir para pensar a tecnologia como parte do processo transformador de uma educação libertária. O referencial teórico da pesquisa se estrutura a partir do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, na perspectiva da Teoria Crítica da Tecnologia, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Com base nas interfaces entre estes campos, buscou-se verificar, por meio de questionários, quais as compreensões e práticas de psicólogos escolares relacionadas às TICs. As respostas foram examinadas por meio da análise de sentido, estabelecendo-se quatro núcleos de significação: relações entre tecnologia e valores sociais; tecnologia e processos de trabalho; tecnologia e desenvolvimento humano; e o papel da psicologia. Como resultado, nota-se a preocupação de psicólogos escolares em relação ao uso de TICs na Educação Básica, percebendo a importância de contribuir com a reflexão sobre o tema junto à comunidade educativa, mesmo que tais debates ainda não estejam sendo realizados de forma rotineira no cotidiano das escolas. Por fim, conclui-se que os psicólogos, amparados pela Teoria HistóricoCultural, podem contribuir de forma bastante profícua para a reflexão sobre as tecnologias utilizadas nas escolas frente aos objetivos de desenvolvimento dos estudantes – embora as escolas não venham aproveitando este potencial em seu cotidiano. Contudo, para tanto, faz-se necessária a qualificação dos profissionais de psicologia na perspectiva crítica da tecnologia para superação de perspectivas deterministas e instrumentalistas.
Abstract: This is a descriptive and explanatory research, with a qualitative approach, which aims to understand the role of school psychologists in the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian Basic Education. The initial problem is the growing development and use of these technologies in the school context under an alienating logic of capitalism, as if technological artifacts in themselves represented an ideal of progress and development to be achieved in pedagogical practices, but which end up impacting an encapsulated subjectivity of students and education workers. The hypothesis is that the school psychologist can collaborate significantly with the educational community to overcome the use of ICTs in the market logic, and contribute to thinking of technology as part of the transformative process of a libertarian education. The theoretical framework of the research is structured from the field of Science, Technology and Society (STS), from the perspective of the Critical Theory of Technology, Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. Based on the interfaces between these fields, we sought to verify, through questionnaires, the understandings and practices of school psychologists related to ICTs. The responses were examined through the analysis of meaning, establishing four cores of meaning: relations between technology and social values; technology and work processes; technology and human development; and the role of psychology. As a result, we note the concern of school psychologists regarding the use of ICTs in Basic Education, realizing the importance of contributing to the reflection on the subject with the educational community, even if such debates are not yet being carried out routinely in the daily routine of schools. Finally, we conclude that psychologists, supported by the Historical-Cultural Theory, can contribute quite fruitfully to the reflection on the technologies used in schools in light of the objectives of student development – although schools have not been taking advantage of this potential in their daily routine. However, to this end, it is necessary to qualify psychology professionals in the critical perspective of technology to overcome deterministic and instrumentalist perspectives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37013
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
psicologiaescolaeducacaobasica.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons