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dc.creatorSilva, Diego da-
dc.date.accessioned2025-05-29T20:48:30Z-
dc.date.available2025-05-29T20:48:30Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Diego da. Virtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37008-
dc.description.abstractThe advent of virtual meetings, studies, work, conferences, debates, entertainment, and even physical activities in virtual environments is expected to grow in the future. The use of virtualized avatars allows for humanizing individuals in the digital world, making the present work a case study for reality virtualization and augmented reality. This work analyzes the utilization of a Kinect sensor for the construction and animation of a 3D virtual avatar with the ability to be incorporated into a virtual environment. The Kinect sensor is used to scan a human face and digitize it into a three-dimensional model. The 3D model is subsequently animated through facial capture by the Kinect sensor and interpretation of facial points of interest. Success has been achieved in digitally modeling the human face; however, the mesh created by the Kinect sensor lacks sufficient resolution for the construction of virtual bones used in animation. Therefore, a second high-definition model was used for animation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectKinect (Controlador programável)pt_BR
dc.subjectAvatares (Realidade virtual)pt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectBlender (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectKinect (Programmable controller)pt_BR
dc.subjectAvatars (Virtual reality)pt_BR
dc.subjectThree-dimensionalpt_BR
dc.subjectimaging Blender (Computer file)pt_BR
dc.subjectComputer animationpt_BR
dc.titleVirtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtualpt_BR
dc.title.alternativeVirtualization of human avatars with Kinect sensor for virtual reality applicationspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO advento de reuniões, estudos, trabalhos, conferências, debates, entretenimento e até ativida- des físicas em ambientes virtuais tende a crescer no futuro. Particularmente, o uso de avatares virtualizados permite humanizar o indivíduo no mundo digital, tornando o presente trabalho um estudo de caso para a virtualização da realidade e também da realidade aumentada. Neste trabalho é analisada a utilização de um sensor Kinect para a construção e animação de um avatar virtual 3D com a capacidade de incorporação em um ambiente virtual. O sensor Kinect é utilizado para escanear um rosto humano e digitalizá-lo num modelo tridimensional. O modelo 3D é posteriormente animado através da captura facial pelo sensor Kinect e interpretação dos pontos de interesse do rosto. Foi obtido sucesso em modelar o rosto humano digitalmente, todavia, a malha criada pelo sensor Kinect não possui resolução suficiente para construção dos ossos virtuais utilizados na animação, portanto foi utilizada um segundo modelo de alta definição para animação.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Jeronymo, Daniel Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Jeronymo, Daniel Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos-
dc.contributor.referee3Ensina, Leandro Augusto-
dc.contributor.referee4Oliveira, Maurício Zardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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