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Título: Virtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual
Título(s) alternativo(s): Virtualization of human avatars with Kinect sensor for virtual reality applications
Autor(es): Silva, Diego da
Orientador(es): Jeronymo, Daniel Cavalcanti
Palavras-chave: Kinect (Controlador programável)
Avatares (Realidade virtual)
Imagem tridimensional
Blender (Programa de computador)
Animação por computador
Kinect (Programmable controller)
Avatars (Virtual reality)
Three-dimensional
imaging Blender (Computer file)
Computer animation
Data do documento: 7-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SILVA, Diego da. Virtualização de avatares humanos com sensor Kinect para aplicações em realidade virtual. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.
Resumo: O advento de reuniões, estudos, trabalhos, conferências, debates, entretenimento e até ativida- des físicas em ambientes virtuais tende a crescer no futuro. Particularmente, o uso de avatares virtualizados permite humanizar o indivíduo no mundo digital, tornando o presente trabalho um estudo de caso para a virtualização da realidade e também da realidade aumentada. Neste trabalho é analisada a utilização de um sensor Kinect para a construção e animação de um avatar virtual 3D com a capacidade de incorporação em um ambiente virtual. O sensor Kinect é utilizado para escanear um rosto humano e digitalizá-lo num modelo tridimensional. O modelo 3D é posteriormente animado através da captura facial pelo sensor Kinect e interpretação dos pontos de interesse do rosto. Foi obtido sucesso em modelar o rosto humano digitalmente, todavia, a malha criada pelo sensor Kinect não possui resolução suficiente para construção dos ossos virtuais utilizados na animação, portanto foi utilizada um segundo modelo de alta definição para animação.
Abstract: The advent of virtual meetings, studies, work, conferences, debates, entertainment, and even physical activities in virtual environments is expected to grow in the future. The use of virtualized avatars allows for humanizing individuals in the digital world, making the present work a case study for reality virtualization and augmented reality. This work analyzes the utilization of a Kinect sensor for the construction and animation of a 3D virtual avatar with the ability to be incorporated into a virtual environment. The Kinect sensor is used to scan a human face and digitize it into a three-dimensional model. The 3D model is subsequently animated through facial capture by the Kinect sensor and interpretation of facial points of interest. Success has been achieved in digitally modeling the human face; however, the mesh created by the Kinect sensor lacks sufficient resolution for the construction of virtual bones used in animation. Therefore, a second high-definition model was used for animation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37008
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