Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWolski, Gabrielle dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-29T16:49:29Z-
dc.date.available2025-05-29T16:49:29Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationWOLSKI, Gabrielle dos Santos. Pegada ecológica como estratégia didática em uma proposta para educação ambiental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37006-
dc.description.abstractThe current consumption habits have led to an environmental crisis, making it crucial to focus on conserving and preserving the remaining natural resources. The Ecological Footprint, a concept developed by Mathis Wackernagel and William Rees, measures how our actions impact the Earth and calculates how many planets would be needed to sustain our current lifestyles. This underscores the importance of using the Ecological Footprint as a tool for Environmental Education. This initiative seeks to introduce the Ecological Footprint as a teaching strategy in Environmental Education to raise awareness about natural resource consumption and its environmental impacts. To achieve this, a teaching plan including a lesson outline, a Footprint calculation questionnaire, and practical learning stations focusing on food, consumption habits, and recycling has been developed. Additionally, informational brochures and a survey to evaluate the effectiveness of this teaching approach have been included in the proposal. The teaching plan is available as an e-book and can be accessed through an Instagram profile. By incorporating these activities, it is evident that the concept of Ecological Footprint can be presented in different ways and can address issues that are relevant to students' lives, thus facilitating the teaching-learning process and contributing to the development of environmentally conscious individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectBens de consumopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectNatureza - Influência do homempt_BR
dc.subjectProteção ambiental - Participação do cidadãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConsumption (Economics)pt_BR
dc.subjectConsumer goodspt_BR
dc.subjectEnvironmental impact statementspt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectNature - Effect of human beings onpt_BR
dc.subjectEnvironmental protection - Citizen participationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titlePegada ecológica como estratégia didática em uma proposta para educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeEcological footprint as a didactic strategy in a proposal for environmental educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs hábitos atuais de consumo nos trouxeram ao panorama de crise ambiental, assim se torna relevante a preocupação constante em conservar e preservar os recursos naturais que ainda estão disponíveis. A Pegada Ecológica, termo criado e conceituado por Mathis Wackernagel e William Rees, é uma ferramenta que contabiliza quantos planetas precisamos para nos sustentar, ela nos mostra como toda ação causa impacto na Terra. Tais características possibilitam o uso da Pegada Ecológica para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Esse trabalho teve então, como objetivo propor a Pegada Ecológica como estratégia didática em Educação ambiental, para uma sensibilização quanto ao consumo de recursos naturais e sua relação com impactos ambientais. Uma sequência didática sobre Pegada Ecológica e sustentabilidade foi então elaborada, a sequência conta com um plano de aula, questionário para cálculo da Pegada, estações didáticas, nas quais os alunos poderão assimilar o assunto de forma prática, elas abordam temas como alimentação, hábitos de consumo e reciclagem, a proposta também conta com panfletos informativos e um questionário que busca analisar o desenvolvimento da sequência. A sequência didática pode ser encontrada em formato de e-book e está disponível em um perfil do Instagram. Ao propor essas atividades pode-se concluir que a Pegada Ecológica pode ser trabalhada de diferentes maneiras e tratar de temas que fazem parte da realidade dos estudantes, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem e contribui para o desenvolvimento do ser sustentável.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2Antunes, Daniela Mayer-
dc.contributor.referee3Machado, Elaine Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pegadaecologicaestrategiadidatica.pdf70,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.