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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37005
Título: | Contribuições artísticas do povo indígena Kaingang dos Campos Gerais (PR) para o ensino de ciências biológicas |
Título(s) alternativo(s): | Artistic contributions of the Kaingang indigenous people of Campos Gerais (PR) to the teaching of biological sciences |
Autor(es): | Ferreira, Lucila Kawana Nunes Pedroso, Natalie Alana |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Arte kaingang Indígenas - Usos e costumes Recursos naturais - Conservação Biodiversidade - Conservação Educação ambiental Ciência - Estudo e ensino Kaingang art Indians - Social life and customs Conservation of natural resources Biodiversity conservation Environmental education Science - Study and teaching |
Data do documento: | 6-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | FERREIRA, Lucila Kawana Nunes. PEDROSO, Natalie Alana. Contribuições artísticas do povo indígena Kaingang dos Campos Gerais (PR) para o ensino de ciências biológicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | É notável como as expressões artísticas Kaingang são capazes de construir diálogos entre sua cosmovisão e a biodiversidade que os cerca há diversas gerações, tornando-se também ferramentas de ensino-prendizagem entre os membros desse povo. Este trabalho teve como objetivo analisar processos artísticos do povo indígena Kaingang, presentes na região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, a partir do olhar da tnoconservação. Considera-se como principais autores para o desenvolvimento da discussão: DIEGUES (2004); LAGROU, (2009); RIBEIRO (2012); BARBOSA (2013); VARGAS et al (2007); EMILIANO; MARTIN; PEREIRA (2018); SANTOS (2018); DILL, BUENO, (2019); AYRES; BRANDO (2021); AYRES; BRANDO (2022). Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. As expressões artísticas da etnia Kaingang reproduzem os saberes milenares de seu povo, entrelaçando história, cultura e conhecimentos acerca da natureza. Estas contribuições podem trazer ao ensino de Ciências Biológicas diversas reflexões importantes, tanto para o conhecimento ambiental, quanto para a diversidade cultural presente no Brasil. A partir do referencial teórico, de visita técnica ao Museu Paranaense (MUPA) e de produções artísticas elaboradas pelas autoras, que desenvolveram um material didático no formato de vídeo, disponibilizado na plataforma YouTube, que foi aplicado e avaliado, por meio de questionários, por 21 estudantes do ensino básico, pertencentes a diferentes escolas do município de Ponta Grossa - PR. No vídeo são abordados temas pertencentes às expressões artísticas e a história dos Kaingang, relacionando-o com princípios da Educação Ambiental e da Etnoconservação, pela relação intrínseca que esse povo possui com a natureza. O vídeo mostra-se como um bom material didático para ser utilizado não só com estudantes do ensino básico, mas para todos os interessados no assunto. Além disso, a utilização do vídeo como suporte em sala de aula, é passível de atender a diversas habilidades expressas na BNCC, quando trabalhado de maneira interdisciplinar com Ciências/Biologia. |
Abstract: | It is remarkable how the Kaingang artistic expressions can build dialogues between their cosmovision and the biodiversity that surrounds them for several generations, also becoming teaching-learning tools among the members of this people. This work aimed to analyze the artistic processes of the Kaingang indigenous people, present in the Campos Gerais region, in the state of Paraná, from the perspective of ethno conservation. The main authors for the development of the discussion are considered: DIEGUES (2004); LAGROU, (2009); RIBEIRO (2012); BARBOSA (2013); VARGAS et al (2007); EMILIANO; MARTIN; PEREIRA (2018); SANTOS (2018); DILL, BUENO, (2019); AYRES; BRANDO (2021); AYRES; BRANDO (2022). This is exploratory research, following the case study methodology. The artistic expressions of the Kaingang ethnicity reproduce the ancient knowledge of its people, intertwining history, culture, and knowledge about nature. These contributions can bring to the teaching of Biological Sciences several important reflections, both for environmental knowledge and for the cultural diversity present in Brazil. Based on the theoretical framework, a technical visit to the MUPA, and the artistic productions made by the authors, a teaching material was developed in video format, and made available on the YouTube platform, which was applied and evaluated, through questionnaires, by 21 high school students. basic, belonging to different schools in the municipality of Ponta Grossa - PR. The video addresses topics related to artistic expressions and the history of the Kaingang, relating it to the principles of Environmental Education and Ethno Conservation, due to the intrinsic relationship this phavele has with nature. The video proves to be a good teaching material to be used with both elementary school students and those interested in the subject. In addition, the use of this didactic material as support in the classroom is likely to meet the various skills expressed in the BNCC, when worked in an interdisciplinary way with Science/Biology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37005 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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