Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36996
Título: Lélia Gonzalez e educação: como o movimento negro influenciou o ensino no Brasil
Título(s) alternativo(s): Lélia Gonzalez and education: how the black movement influenced education in Brazil
Autor(es): Inocêncio, Mariana Ribeiro
Orientador(es): Picanço, Katya Cristina de Lima
Palavras-chave: Racismo na educação
Relações étnicas
Relações raciais
Antirracismo
Negros - Brasil
Discriminação racial
Descolonização
Identidade de gênero
Feminismo e educação
Gonzalez, Lélia, 1935-1994
Racism in education
Ethnic relations
Race relations
Anti-racism
Blacks - Brazil
Race discrimination
Decolonization
Gender identity
Feminism and education
Data do documento: 10-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: INOCÊNCIO, Mariana Ribeiro. Lélia Gonzalez e educação: como o movimento negro influenciou o ensino no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe analisar as influências da professora, política, intelectual e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez para educação contemporânea, nas práticas antirracistas e dentro do movimento negro. Lélia Gonzalez participou ativamente em discussões a respeito de raça, cultura, feminismo negro e questões sociais, políticas e educacionais na população brasileira, foi desde a década de 70 até o presente momento uma das maiores representantes dos movimentos sociais e raciais brasileiros. Para tanto, será realizado um estudo crítico de materiais escritos e dos relatos orais de Lélia, bem como uma pesquisa bibliográfica reflexiva de como esses escritos se relacionam com a implementação de uma educação antirracista no contexto educacional brasileiro, apontando cronologicamente essas mudanças. Espera-se com isso identificar e debater a influência direta e indireta de Lélia Gonzalez nas práticas educacionais, dentro e fora de sala de aula, e consequentemente a execução da Lei 10.639/03, criada a partir de esforços e manifestações de movimentos negros.
Abstract: The present work is thought of as influences of the Brazilian teacher, intellectual and anthropologist Lélia Gonzalez for contemporary education, in anti-racist practices and within the black movement. Lélia Gonzalez actively participated in discussions about race, culture, black feminism and social, political and educational issues in the Brazilian population, since the 1970s she has been one of the greatest representatives of Brazilian social and racial movements. To this end, a critical study of written materials and oral reports by Lélia will be carried out, as well as a reflective bibliographic research of how these writings relate to the implementation of an anti-racist education in the Brazilian educational context, chronologically pointing out these changes. It is hoped to identify and discuss the direct and indirect influence of Lélia Gonzalez in educational practices, inside and outside the classroom, and consequently the implementation of Law 10.639/03, created from the efforts and manifestations of black movements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36996
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leliagonzalezeducacaomovimentonegro.pdf241,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons