Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36986
Título: Caderno pedagógico para o reuso do plástico: uma abordagem crítica libertadora na educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Pedagogical notebook for the reuse of plastic: a critical approach to environmental education
Autor(es): Griten, Gabriel Ribeiro
Hungaro, Jessica Alessandra
Orientador(es): Birk, Natalia de Lima Bueno
Palavras-chave: Sucata de plástico
Indústria de reciclagem
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Educação ambiental
Pedagogia crítica
Plastic scrap
Recycling industry
Recycling (Waste, etc.)
Environmental education
Critical pedagogy
Data do documento: 25-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: GRITEN, Gabriel Ribeiro; HUNGARO, Jessica Alessandra. Caderno pedagógico para o reuso do plástico: uma abordagem crítica libertadora na educação ambiental. 2022. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em ciências biológicas) - universidade tecnológica federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Este projeto traz breves reflexões sobre os processos educacionais brasileiros desde o seu surgimento no século XVI até chegar no modelo atual da educação. Descrevemos também a importância da implementação e criação de documentos que buscam a melhoria na educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Para aplicação deste projeto partimos pelos princípios da pedagogia libertadora de Paulo Freire para a criação de um caderno pedagógico, desenvolvendo a liberdade dos pensamentos críticos-reflexivos de cada educando dentro da sala de aula, possibilitando a eles meios de autonomia a assuntos de seu cotidiano, tornando-se agentes transformadores de suas realidades concretas. Deste modo, utilizamos o caderno pedagógico sobre o plástico em fases estabelecidas por Freire como problematização, síntese, contextualização e transformação da realidade, como um meio de sensibilização sobre a Educação Ambiental (EA). Sendo assim, para a ação de transformação de conteúdos do conhecimento dos educandos em conhecimentos científicos. E através da aplicação do caderno pedagógico em ambiente escolar, os educandos desenvolveram pensamentos críticos-reflexivos sobre os contextos de EA baseados em suas realidades.
Abstract: This project brings brief reflections on Brazilian educational processes from its inception in the sixteenth century until reaching the current model of education. We also describe the importance of implementing and creating documents seeking improvement in education such as the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) in 1996. For the application of this project we start by the principles of pedagogy liberating Paulo Freire for the creation of a pedagogical notebook, developing the freedom of the critical-reflective thoughts of each student within the classroom, enabling them to autonomy to matters of their daily lives, becoming transforming agents of their concrete realities. Thus, we used the pedagogical notebook on plastic in phases established by Freire as problematization, synthesis, contextualization and transformation of reality, as a means of raising awareness of Environmental Education (EA). Therefore, for the action of transformation of contents of the knowledge of the students into scientific knowledge. And through the application of the pedagogical notebook in the school environment, the students developed critical-reflective thoughts about the contexts of As based on their realities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36986
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cadernopedagogicoreusoplasticoabordagem.pdf3,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons