Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Laura de Jesus Pedroso dos-
dc.date.accessioned2025-05-29T13:46:52Z-
dc.date.available2025-05-29T13:46:52Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Laura de Jesus Pedroso dos. As pinturas de Ernest Board: uma proposta de gamificação para a superação das visões deformadas da ciência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do araná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36982-
dc.description.abstractThe deformed visions about science and technology has been raising negative consequences to society. The scientific education, as it is being developed at schools, and the limited teaching through disciplinary knowledge transmission have been responsible for reinforcing those visions, which hinders students to have a citizenship. Aiming to promote students' scientific technological literacy, the general goal of the present paper consists in investigating the potentialities of a proposal which contains an interaction between Art and science, involving Ernest Board's paintings, for an overcoming in the science deformed visions in biology teaching, from a gamification methodology. This is a bibliographic research and it studies the development of an educational product. Through the reading of the paintings based on interdisciplinary image reading and bibliographic analysis of the deformed visions in biology content, for this paper a scape room game called "Detective: the case of Ernest Board's paintings" was developed through the software Genially. The image reading and the game developed for this work are considered relevant propositions to face the deformed visions in biology teaching, through the problematic of Ernest Board's paintings. Therefore, promoting a critical reading of the relations between science, technology and society, which are present in the analysed masterpiece, in this sense, contributing to students' scientific technological literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArte e ciênciapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArt and sciencept_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectPicture interpretationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAs pinturas de Ernest Board: uma proposta de gamificação para a superação das visões deformadas da ciênciapt_BR
dc.title.alternativeErnest Board’s paintings: a gamification proposal to overcoming the deformed visions of sciencept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs visões deformadas sobre a ciência e a tecnologia tem trazido consequências negativas para a sociedade. A educação científica como vem sendo desenvolvida nas escolas e o ensino limitado à transmissão de conhecimentos disciplinares tem sido responsável por reforçar estas visões, impedindo que os estudantes tenham uma formação cidadã. Buscando promover a alfabetização científico-tecnológica dos estudantes, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar as potencialidades de uma proposta de interação Arte-Ciência envolvendo as pinturas de Ernest Board para a superação das visões deformadas da ciência no ensino de biologia a partir da metodologia da gamificação. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e de desenvolvimento de produto educacional. Através da leitura das pinturas com base na Leitura de Imagem Interdisciplinar e na análise bibliográfica das visões deformadas presentes nos conteúdos de biologia, desenvolveu-se neste trabalho uma gamificação sala de fuga intitulada “Detetive: O caso das pinturas de Ernest Board, através do software Genially. As leituras de imagens realizada e o game desenvolvido neste trabalho destacam-se como propostas relevantes para o enfrentamento das visões deformadas no ensino de biologia a partir da problematização das pinturas de Ernest Board, promovendo assim, uma leitura crítica das relações ciência-tecnologiasociedade presentes nas obras, e dessa forma, contribuindo para a alfabetização científico-tecnológica dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Machado, Elaine Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pinturasernestboardpropostagamificacao.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons