Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36980
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassaura, Luana-
dc.date.accessioned2025-05-29T11:19:10Z-
dc.date.available2025-05-29T11:19:10Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationPASSAURA, Luana. Espetáculo midiático como manipulação das massas na adaptação cinematográfica Jogos vorazes: em chamas. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36980-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the media spectacle occurs as a form of mass manipulation in the film adaptation of The Hunger Games: Catching Fire. To this end, it is important to note that the contemporary era opens space for new dialogues between the arts, so that while classical European literature was previously considered the most important art, over time, the possibility of understanding and analyzing other ways of telling a story has become visible. In order to construct the research, it is important to create a space for discussion on questions of intermedialities, film adaptation, and the construction of the film image, through cinema and literature. Thus, the authors who will constitute the work will be the studies of Clüver (1997, 2006), Rajewsky (2012) and Müller (2012), which provide an understanding of intermedialities; the construction of intertextuality by Genette (2005) and Stam (2006); consecutively, questions about fidelity and cinematographic adaptation, which will be discussed through Stam (2006) and Hutcheon (2013). The methodology used is through the bibliographical readings presented, which help in the objective of the research, which is precisely to understand this construction of the manipulation of the masses within the work, through the constructed media. In this way, the study presents this bridge between literature and cinema that provides an opportunity to look at the contemporary, in which the reader and viewer can immerse themselves within a narrative creation. It is clear, therefore, that the construction of the research provides an opportunity to understand media manipulation, based on the construction of the society of Panem, as well as the technological and dystopian issues that are key points for the narrative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAdaptações para o cinemapt_BR
dc.subjectDistopiaspt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectFilm adaptationspt_BR
dc.subjectDystopiaspt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.titleEspetáculo midiático como manipulação das massas na adaptação cinematográfica Jogos vorazes: em chamaspt_BR
dc.title.alternativeMedia spectacle as manipulation of the masses in the film adaptation the Hunger games: catching firept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa analisar como acontece o espetáculo midiático como forma de manipulação das massas na adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes: Em Chamas. Para tanto, é importante observar que o contemporâneo abre espaço para novos diálogos entre as artes, de modo que se antes pensava-se em uma literatura clássica europeia que era vista como a arte mais importante, com o decorrer do tempo a possibilidade de entender e analisar outras formas de contar uma história tornou-se visível. Para a construção da pesquisa torna-se importante criar um espaço de discussão sobre questões de intermidialidades, adaptação cinematográfica e a construção da imagem fílmica, por meio do cinema e literatura. Dessa maneira, os autores que constituirão o trabalho serão os estudos de Clüver (1997, 2006), Rajewsky (2012) e Müller (2012), que oportunizam uma compreensão sobre intermidialidades; a construção da intertextualidade por Genette (2005) e Stam (2006); consecutivamente, questões sobre fidelidade e adaptação cinematográfica, que serão discutidas por meio de Stam (2006) e Hutcheon (2013). A metodologia utilizada é por meio das leituras bibliográficas apresentadas, que auxiliam no objetivo da pesquisa que é justamente compreender essa construção da manipulação das massas dentro da obra, por meio da mídia construída. Dessa maneira, o estudo apresenta essa ponte entre literatura e cinema que oportuniza um olhar para o contemporâneo, em que o leitor e telespectador pode imergir dentro de uma criação narrativa. Percebe-se, portanto, que a construção da pesquisa oportuniza a compreensão da manipulação midiática, a partir da construção da sociedade de Panem, bem como, as questões tecnológicas e distópicas que são pontos chaves para a narrativa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9182-2055pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040175517645909pt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee1Becker, Marcia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119994378850818pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Sânderson Reginaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1965169918153347pt_BR
dc.contributor.referee3Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espetaculomidiaticojogosvorazes.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons