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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36978
Título: | Efeito de um jogo simulado de voleibol no desempenho do bloqueio de centrais |
Título(s) alternativo(s): | Effect of a simulated volleyball match on middle blockers' blocking performance |
Autor(es): | Costenaro, Gabriela Luisa Fusinato |
Orientador(es): | Souza, Gislaine Cristina de |
Palavras-chave: | Voleibol - Treinamento técnico Tempo de reação Jogadoras de voleibol Jogadores de voleibol Velocidade Sprint Volleyball - Coaching Reaction time Women volleyball players Volleyball players Speed Sprinting |
Data do documento: | 19-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | COSTENARO, Gabriela Luisa Fusinato. Efeito de um jogo simulado de voleibol no desempenho do bloqueio de centrais. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | O alto volume de ações de ataque e defesa durante um jogo de voleibol podem desencadear uma diminuição no desempenho do bloqueio de centrais ao longo dos sets da partida. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de um jogo simulado de voleibol no tempo de reação, velocidade de deslocamento e potência de salto durante o bloqueio de jogadores centrais. Dezenove atletas, dez do sexo masculino e nove do sexo feminino (idade: 21,5 ± 3,5 anos, estatura: 179,5 ± 8,4 cm e massa corporal: 73,3 ± 14,1 kg), participaram do estudo. Foram realizadas três visitas, sendo a primeira para caracterização da amostra e familiarização, e a segunda e a terceira para realizar o jogo simulado de voleibol. Testes de tempo de reação, velocidade de deslocamento e potência do salto de bloqueio foram aplicados ao final do aquecimento e ao final de cada set do jogo simulado de voleibol. Os dados da segunda e terceira visita foram analisados para testar a reprodutibilidade inter-visitas e a reprodutibilidade intra-avaliador, enquanto os dados da terceira visita foram utilizados para verificar o efeito de um jogo simulado de voleibol sobre o tempo de reação, velocidade de deslocamento e potência do salto de bloqueio. Inicialmente, uma análise comparando os resultados dos grupos (homens e mulheres) em cada momento do jogo foi realizada. Como não houve interação entre os grupos e os momentos (p > 0,05), os dados foram analisados como um grupo só (agrupamento dos dados dos homens e mulheres). Tanto a reprodutibilidade inter-visitas quanto a reprodutibilidade intra-avaliador foram assumidas (p > 0.05). A potência e a altura do salto do bloqueio caíram no 2° (p = 0,028 e 0,017, respectivamente) e 3° sets (p = 0,023 e 0,016, respectivamente) comparados ao aquecimento. O tempo de reação e a velocidade de deslocamento do bloqueio foram similares ao longo do jogo (p = 0,070 e 0,845, respectivamente). Ademais, o percentual de variação da potência e da altura do salto de cada set em relação ao aquecimento foi diferente entre os sets (p = 0,013 e 0,014, respectivamente). A queda na potência e altura do salto foi maior no 2° (p = 0,031 e 0,029, respectivamente) e 3° sets (p = 0,031 e 0,036, respectivamente) quando comparados ao 1° set. Não houve diferença no percentual de variação do tempo de reação e velocidade de deslocamento de cada set em relação ao aquecimento (p = 0,056 e 0,944, respectivamente). Esses achados sugerem que, apesar do tempo de reação e a velocidade de deslocamento do bloqueio de centrais permanecerem estáveis entre os sets, um jogo simulado de voleibol afeta negativamente a potência e altura do salto do bloqueio no 2° e 3º sets, levando à piora no desempenho final do bloqueio de atletas centrais. |
Abstract: | The high volume of offensive and defensive actions during a volleyball match may lead to a decline in middle blockers’ blocking performance throughout the sets. In this context, the present study aimed to investigate the effect of a simulated volleyball match on reaction time, displacement speed, and jump power during middle blockers’ blocking actions. Nineteen athletes, ten males and nine females (age: 21.5 ± 3.5 years, height: 179.5 ± 8.4 cm, and body mass: 73.3 ± 14.1 kg), participated in the study. Three visits were conducted: the first for sample characterization and familiarization, and the second and third for performing the simulated volleyball match. Tests assessing reaction time, displacement speed, and blocking jump power were applied at the end of the warm-up and at the end of each set of the simulated match. Data from the second and third visits were analyzed to assess inter-visit and intra-evaluator reproducibility, while data from the third visit were used to examine the effect of a simulated volleyball match on reaction time, displacement speed, and blocking jump power. Initially, an analysis comparing the results of both groups (males and females) at each game moment was performed. Since no interaction between groups and game moments was observed (p > 0.05), the data were analyzed as a single group (pooling data from males and females). Both inter-visit and intra-evaluator reproducibility were confirmed (p > 0.05). Blocking power and jump height decreased in the 2nd (p = 0.028 and 0.017, respectively) and 3rd sets (p = 0.023 and 0.016, respectively) compared to the warmup. Reaction time and blocking displacement speed remained stable throughout the match (p = 0.070 and 0.845, respectively). Furthermore, the percentage variation in blocking power and jump height in each set relative to the warm-up differed between sets (p = 0.013 and 0.014, respectively). The reduction in blocking power and jump height was greater in the 2nd (p = 0.031 and 0.029, respectively) and 3rd sets (p = 0.031 and 0.036, respectively) when compared to the 1st set. No significant differences were observed in the percentage variation of reaction time and displacement speed in each set relative to the warm-up (p = 0.056 and 0.944, respectively). These findings suggest that, although reaction time and blocking displacement speed remain stable across sets, a simulated volleyball match negatively affects blocking jump power and height in the 2nd and 3rd sets, leading to a decline in middle blockers’ overall blocking performance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36978 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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