Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Bernardo Alves Villarinho-
dc.date.accessioned2025-05-28T19:39:45Z-
dc.date.available2025-05-28T19:39:45Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationLIMA, Bernardo Alves Villarinho. Análise de contradições no desenho participativo de tecnologias sociais. 2025. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36976-
dc.description.abstractContradiction, understood as the coexistence of mutually exclusive situations, can drive technological design. Participatory Design fosters shared knowledge domains among diverse individuals and communities, creating a fertile ground for leveraging contradiction as a force for codesigning technologies and artifacts that make sense for all communities involved in the design. However, contradictions can also hinder participatory processes by disrupting participation itself, its objectives, roles, rules, communities, and divisions of labor. As a result, this work introduces a theoretical and methodological tool for analyzing contradictions in Participatory Design practices, termed the Design-Redesign-Design spiral. Drawing on the concept of sociotechnical adequation from Latin American studies on social technologies, the instrument and its construction enabled the examining of how contradictions shape design processes through the analysis of two participatory design projects. The analysis using the instrument made it possible to identify contradictions in design, actions taken by participants in response to them, and contradictions that received no response. By addressing these challenges, this contribution seeks to support the creation of participatory spaces where the principles and objectives of Participatory Design align with the needs of all participants.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSistemas sociotécnicospt_BR
dc.subjectContradiçãopt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectUser-centered system designpt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectSociotechnical systemspt_BR
dc.subjectContradictionpt_BR
dc.subjectCommunitypt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.titleAnálise de contradições no desenho participativo de tecnologias sociaispt_BR
dc.title.alternativeContradiction analysis in participatory design of social technologiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAs contradições, compreendidas como a coexistência de situações mutuamente exclusivas, podem impulsionar o desenho de tecnologias. O Desenho Participativo promove a construção coletiva de domínios de conhecimento compartilhados entre indivíduos e comunidades diversas, criando um terreno fértil para aproveitar a contradição como uma força para co-criar tecnologias e artefatos que façam sentido para todas as comunidades envolvidas no projeto. No entanto, as contradições também podem dificultar os processos participativos ao comprometer a própria participação, seus objetivos, papéis, regras, comunidades e divisões de trabalho. Esta tese apresenta como resultado um instrumento teórico e metodológico para analisar contradições em práticas de Desenho Participativo, denominado Espiral Desenho-Redesenho-Desenho. Baseando-se no conceito de adequação sociotécnica dos estudos latino-americanos sobre tecnologias sociais, a Espiral e sua construção possibilitou examinar como as contradições moldam os processos de desenho por meio da análise de dois projetos de desenho participativo. A análise por meio do instrumento possibilitou identificar contradições no desenho, ações tomadas pelas pessoas participantes em relação a elas e contradições que não tiveram ações em resposta. Ao abordar esses desafios, esta contribuição busca apoiar a criação de espaços participativos onde os princípios e objetivos do Desenho Participativo se alinhem às necessidades de todas as pessoas participantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0634-0079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031502554417268pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Serafim, Milena Pavan-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7541-4182pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394606527784711pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Ecivaldo de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3294-8950pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875886650307656pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Bonacin, Rodrigo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3441-0887pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830819801249558pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecontradicoesdesenhoparticipativo.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons