Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36973
Título: História e filosofia da ciência no ENPEC: uma análise a partir das visões deformadas do trabalho científico
Título(s) alternativo(s): The history and philosophy of science at ENPEC: an analysis based on deformed visions of scientific work
Autor(es): Santos, Luana França dos
Orientador(es): Jacinski, Edson
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Publicações científicas
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Science - Study and teaching
Science - History
Science - Philosophy
Science publishing
Data do documento: 16-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Luana França dos. História e filosofia da ciência no ENPEC: uma análise a partir das visões deformadas do trabalho científico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Este trabalho discorre sobre a História e Filosofia da Ciência e a relação com o Ensino de Ciências, em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, analisados a partir das visões deformadas do trabalho científico. A inserção de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências está historicamente prevista nos documentos oficiais da educação brasileira. O objetivo principal da pesquisa consiste em investigar em trabalhos das edições 2019 (presencial) e 2021 (on-line), do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, como a abordagem histórico-filosófica da ciência vem sendo inserida como meio de desmistificar a ciência e aproximá-la dos alunos. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Inicialmente foram considerados todos os trabalhos do eixo temático História, Filosofia e Sociologia da Ciência, em ambas as edições, totalizando 68 trabalhos. Na continuidade, após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados somente trabalhos com a abordagem relacionada ao Ensino de Ciências, sendo 30 trabalhos da edição 2019 e 20 trabalhos da edição 2021. Esses trabalhos foram lidos integralmente e reorganizados nas categorias: análise teórica, estudo de caso, análise de fato (episódio) ou material histórico, e aplicação prática em ambiente formal ou informal de ensino. De cada categoria, foram elencados dois trabalhos, um de cada edição do evento, totalizando oito trabalhos, para análise das visões deformadas do trabalho científico. Tais trabalhos evidenciaram a persistência das visões deformadas apontadas por Gil-Perez (2001) e os desafios epistemológicos e didático-pedagógicos para buscar sua superação. Foi possível perceber como as visões deformadas do trabalho cientifico vem se tornando cada vez mais comuns na educação e na sociedade em geral, e esse obstáculo pode ser o motivo de, por muitas vezes, o Ensino de Ciências ser visto como desinteressante, como ficou evidente em alguns trabalhos. De forma abrangente, essa pesquisa pôde visitar diversas metodologias, autores e pontos de vista diferentes, o que possibilitou ter uma visão ampla do tema, que o processo de construção de conhecimento científico acontece de forma crescente, com possibilidades de tornar a ciência mais próxima e conectada com a curiosidade epistemológica dos alunos, e menos estereotipada.
Abstract: This paper discusses the History and Philosophy of Science and its relationship with Science Education, in papers published at the National Meeting on Research in Science Education, analyzed from the distorted views of scientific work. The inclusion of History and Philosophy of Science in Science Education is historically foreseen in the official documents of Brazilian education. The main objective of the research is to investigate in papers from the 2019 (in-person) and 2021 (online) editions of the National Meeting on Research in Science Education, how the historical-philosophical approach to science has been inserted as a means of demystifying science and bringing it closer to students. The research carried out is characterized as qualitative, exploratory and bibliographic. Initially, all papers from the thematic axis History, Philosophy and Sociology of Science were considered, in both editions, totaling 68 papers. Next, after reading the titles and abstracts, only papers with an approach related to Science Teaching were selected, 30 papers from the 2019 edition and 20 papers from the 2021 edition. These papers were read in full and reorganized into the following categories: theoretical analysis, case study, analysis of fact (episode) or historical material, and practical application in a formal or informal teaching environment. From each category, two papers were selected, one from each edition of the event, totaling eight papers, for analysis of the distorted views of scientific work. These papers highlighted the persistence of the distorted views pointed out by Gil-Perez (2001) and the epistemological and didactic-pedagogical challenges to seek to overcome them. It was possible to see how distorted views of scientific work have become increasingly common in education and in society in general, and this obstacle may be the reason why, many times, Science Teaching is seen as uninteresting, as was evident in some papers. In a comprehensive way, this research was able to visit several different methodologies, authors and points of view, which made it possible to have a broad view of the topic, that the process of construction of scientific knowledge happens in a growing way, with possibilities of making science closer and more connected with the epistemological curiosity of students, and less stereotyped.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36973
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiafilosofiacienciaenpec.pdf284,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons