Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsteves, Giselle Patricia Teixeira de Souza-
dc.date.accessioned2025-05-28T15:02:31Z-
dc.date.available2025-05-28T15:02:31Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.citationESTEVES, Giselle Patricia Teixeira de Souza. Educação inclusiva: desafios e caminhos a serem percorridos pelos professores para alcançar bons resultados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36972-
dc.description.abstractThis study aims to help beginning teachers to put inclusion into practice in the classroom, as teachers, when they complete their degrees in undergraduate courses and begin their professional lives, encounter difficulties when faced with inclusion students in the classrooms. Situations like this are common in everyday life; currently, most undergraduate courses do not prepare teachers to face the diversity of a classroom. Through bibliographical research, the aim is to create a didacticpedagogical guide through a compilation of data, information and concrete examples of activities, teaching materials and pedagogical adaptations that help these professionals put true inclusion into practice. However, observing the real importance of professional support for education professionals who will be directly linked and working side by side with the included students is what makes and will make a total difference, since the preparation to receive them and even Measures taken in certain situations will provide the opportunity for this student to have a quality education without differences and losses due to their singularities. Being able to have an impartial look, aiming to see the individual qualities and difficulties that those included present is important and even more necessary is knowing how to handle and optimize such information so that real quality learning can take place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.titleEducação inclusiva: desafios e caminhos a serem percorridos pelos professores para alcançar bons resultadospt_BR
dc.title.alternativeInclusive education: challenges and paths to be taken by teachers to achieve good resultspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo auxiliar professores iniciantes a colocar em prática a inclusão nas salas de aula, pois os professores quando concluem suas graduações nos cursos de licenciatura e iniciam a vida profissional encontram dificuldades ao se deparar com alunos de inclusão nas salas de aula. Situações assim são comuns no cotidiano, atualmente a maioria dos cursos de licenciatura não prepara os professores para enfrentar as diversidades de uma sala de aula. Através de uma pesquisa bibliográfica pretende-se criar um roteiro didático-pedagógico por meio de uma compilação de dados, informações e exemplos concretos de atividades, materiais pedagógicos e adaptações pedagógicas que auxiliem esses profissionais a colocar em prática a verdadeira inclusão. Contudo, observar a real importância do amparo profissional para os profissionais da educação que estarão diretamente ligados e trabalhando lado a lado com os educandos incluídos é o que faz e fara total diferença, uma vez que, o preparo para recebê-los e até mesmo que medidas tomar em determinadas situações irão oportunizar que este estudante tenha uma educação de qualidade e sem diferenças e perdas por suas singularidades. Poder ter um olhar imparcial, visando ver as qualidades e as dificuldades individuais que os incluídos apresentam é importante e ainda mais necessário é saber como lidar e otimizar tais informações para que a real aprendizagem de qualidade possa acontecer.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee1Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David N.T. Mendonça-
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoinclusivacaminhosprofessores.pdf289,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons