Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36971
Título: A relevância das feiras de ciências como instrumentação à metodologia de ensino ativo
Título(s) alternativo(s): The relevance of science fairs as an instrumentation for active teaching methodology
Autor(es): Pinto, Giovanna Ritchely Freire
Orientador(es): Barzotto, Luciano da Costa
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Experiências
Active learning
Science - Study and teaching
Science - Experiments
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PINTO, Giovanna Ritchely Freire. A relevância das feiras de ciências como instrumentação à metodologia de ensino ativo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: As feiras de ciências são espaços concebidos com o objetivo de socializar e gerar novos conhecimentos para alunos e visitantes, por meio da organização de projetos, trabalhando o processo investigativo, argumentativo e da construção de hipóteses. Proporcionando de forma mais ativa e interdisciplinar a investigação dos conhecimentos, e promovendo o desenvolvimento de competências como a observação dos fenômenos, a tabulação de dados, os questionamentos sobre o ambiente que os cerca, sendo espaços que fomentam o conhecimento científico com a comunidade, disseminando conhecimentos das áreas científicas. O presente trabalho tem como objetivo analisar se as feiras de ciências contribuem como uma metodologia ativa de ensino, por meio de pesquisa descritiva, com análise bibliográfica com o intuito de verificar a possibilidade de ações de ensino-aprendizagem mais ativas, compreendendo as feiras de ciências como uma das estratégias de aprendizagem na formação básica de ensino. E contribuindo para uma sensibilização e estímulo de promoção para uma cultura científica.
Abstract: Science fairs are spaces designed with the aim of socializing and generating new knowledge for students and visitors, through the organization of projects, working on the investigative, argumentative and hypothesis-building process. They provide a more active and interdisciplinary way of investigating knowledge, and promote the development of skills such as observing phenomena, tabulating data, questioning the environment around them, being spaces that foster scientific knowledge with the community, disseminating knowledge in scientific areas. This work aims to analyze whether science fairs contribute as an active teaching methodology, through descriptive research, with bibliographic analysis in order to verify the possibility of more active teaching-learning actions, understanding science fairs as one of the learning strategies in basic education. And contributing to raising awareness and encouraging the promotion of a scientific culture.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36971
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
feirascienciasinstrumentacaoensino.pdf126,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons