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dc.creatorPolli, Arthur Jose Antocevicz-
dc.date.accessioned2025-05-27T21:41:06Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2025-05-27T21:41:06Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationPOLLI, Arthur Jose Antocevicz. Detecção de defeitos de pavimento usando uma estratégia multimodal baseada em imagens e dados de sensor inercial. 2025. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36954-
dc.description.abstractThe monitoring and maintenance of Brazilian highways represent a significant challenge due to their vast extent and the varied conditions of lighting and pavement. Automating this process through object detection models can make it more efficient and standardized. Previous studies have explored the identification of pavement defects using images and inertial sensors, such as accelerometers. This study investigates the hypothesis that a multimodal model, combining images and inertial sensor data, can enhance the detection of pavement failures, specifically potholes, patches, cracks, and wear. To this end, the YOLOv8n-Detect (unimodal) and YOLOv8nMultiDetect (multimodal) models were compared, achieving overall mAP@0.20 averages of 0.759 and 0.809, respectively, and mAP@0.20:0.65 averages of 0.726 and 0.780. These results indicate that feature fusion improves not only object detection but also their localization, as demonstrated by superior performance in both mAP@0.20 and mAP@0.20:0.65, highlighting the potential of multimodal models to optimize the identification of pavement issues on highways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectDetectorespt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectPavements - Defectspt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectDetectorspt_BR
dc.subjectNeural networks (Computer science)pt_BR
dc.titleDetecção de defeitos de pavimento usando uma estratégia multimodal baseada em imagens e dados de sensor inercialpt_BR
dc.title.alternativeDetection of pavement defects using a multimodal strategy based on images and data from inertial sensorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO monitoramento e a manutenção das rodovias brasileiras representam um grande desafio, dada sua extensão e as variadas condições de iluminação e pavimentação. A automação desse processo por meio de modelos de detecção de objetos pode torná-lo mais eficiente e padronizado. Estudos anteriores exploram a identificação de defeitos em pavimentos utilizando imagens e sensores inerciais, como acelerômetros. Este trabalho investiga a hipótese de que um modelo multimodal, combinando imagens e dados de sensores inerciais, pode aprimorar a detecção de falhas no pavimento, especificamente buracos, remendos, trincas e desgastes. Para isso, foram comparados os modelos YOLOv8n-Detect (unimodal) e YOLOv8n-MultiDetect (multimodal), que alcançaram médias gerais de mAP@0.20 de 0.759 e 0.809, respectivamente, e de mAP@0.20:0.65 de 0.726 e 0.780. Esses resultados indicam que a fusão de características melhora não apenas a detecção dos objetos, mas também sua localização ao analisarmos um desempenho superior tanto em mAP@0.20 quanto mAP@0.20:0.65, demonstrando o potencial dos modelos multimodais para otimizar a identificação de problemas no pavimento rodoviário.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-4247-341Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8008943242920591pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Dutra da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8002-8411pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512085741397097pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Minetto, Rodrigo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2277-4632pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366112479020867pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Bruno Avena de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223524437491781pt_BR
dc.contributor.referee2Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2791-174Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166922845507601pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ricardo Dutra da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8002-8411pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512085741397097pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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