Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36948
Título: Aprender através do lúdico: ecologia de paisagem e teoria de biogegrafia de ilhas
Título(s) alternativo(s): A proposal to learn through the playful: landscape ecology and island biogeography theory
Autor(es): Oliveira, Raquel de
Orientador(es): Geus, Jézili Dias de
Palavras-chave: Brincadeiras
Jogos educativos
Conservação da natureza
Ecologia das paisagens
Biogeografia
Ilhas
Play
Educational games
Nature conservation
Landscape ecology
Biogeography
Islands
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Raquel de. Aprender através do lúdico: ecologia de paisagem e teoria de biogegrafia de ilhas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A ecologia da paisagem visa melhorar a relação entre o ambiente natural e o meio antropizado, em conjunto com a Teoria de Biogeografia de Ilhas que estuda as interrelações de espécies de fauna e flora com o seu ambiente, estes são conceitos base da conservação da natureza. Com os problemas ambientais e o desmatamento se agravando na contemporaneidade, causando a perda excessiva de ambientes naturais densos para antropizados fragmentados é interessante dar um incentivo aos alunos do ensino médio através de práticas alternativas, fazendo-os correlacionar os temas à realidade. Diante da necessidade de um recurso facilitador para a aprendizagem de conteúdos profundos, este trabalho consiste na proposta de um jogo de tabuleiro com a finalidade de auxiliar os discentes na propagação desses conceitos. Nesta proposta de jogo, o professor será o mediador, tendo como objetivo a elucidação dos alunos acerca da conservação de fragmentos florestais afetados pela antropização. Dessa forma, é possível instruir os adolescentes a desenvolver uma criticidade em prol da natureza.
Abstract: Landscape ecology aims to improve the relationship between the natural environment and the anthropized environment, together with the Theory of Nature Island Biogeography that studies the interrelationships of fauna and flora species with their environment, these are basic concepts of nature conservation. With environmental problems and deforestation worsening contemporaneity, through an incentive to increase the interest of fragmented environmental areas is to give an incentive to high school students with practices, making them correlate the themes to reality. Need for a facilitator board for deep content learning, a work project for the development of a game of an auxiliary resource for the discs planned in the learning of these concepts. In this game proposal, the teacher will act as a mediator, aiming for student’s elucidation about the conservation of forest fragments affected by anthropization. In this way, it is expected that there will be the development of ethical and critical thinking in the student through the creation of hypotheses during the game.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36948
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprenderatravesludicoecologiapaisagem.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons