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Título: Jogo educativo para mediação sobre ISTs entre alunos surdos e ouvintes em sala de aula regular
Título(s) alternativo(s): Educational game for mediation on STIs between sensitive and listening students in the regular classroom
Autor(es): Paula, Nicoly de
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Doenças sexualmente transmissíveis
Estudantes surdos
Jogos educativos
Ambiente de sala de aula
Educação inclusiva
Sexually transmitted diseases
Deaf students
Educational games
Classroom environment
Inclusive education
Data do documento: 23-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PAULA, Nicoly de. Jogo educativo para mediação sobre ISTs entre alunos surdos e ouvintes em sala de aula regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O enfoque deste trabalho é corroborar para que a educação inclusiva, especialmente a inserção de surdos na sala de aula regular, ocorra de modo que torne a aprendizagem destes interativa e mais significativa pois, o aluno não deve ser visto como um mero receptor, é necessário que o indivíduo participe ativamente do seu processo educacional. Diante disto, o presente trabalho buscou averiguar de que modo um jogo educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis contribuiu para a adaptação curricular em sala de aula regular, buscando disponibilizar um recurso estratégico para uso do professor no ambiente escolar para abordar sobre o tema no ensino de Ciências, haja vista que, a inclusão vai muito além da realização da matrícula de um aluno surdo na escola regular. É preciso que se suceda uma adaptação que atenda às necessidades deste educando para que seu processo de aprendizado não seja apenas para cumprir Leis e/ou Decretos, mas que se torne um viés onde o estudante enxergue possibilidades de correr atrás daquilo que almeja seja no quesito pessoal ou profissional. Abordar temas de ciências de maneira que a construção do conhecimento ocorra de forma que os alunos compreendam facilmente não é uma tarefa simples. Partindo deste pressuposto, a utilização de recursos educacionais estratégicos vem sendo um grande aliado na sala de aula, possibilitando através de imagens, vídeos, jogos, animações, entre outros, que se transcorra com mais eficiência o processo educacional dos discentes. A realização da proposta deste trabalho ocorreu em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná. Desenvolveu-se um jogo educacional utilizando a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), objetivando-se promover uma interação entre alunos surdos e ouvintes na sala de aula regular, por meio da disciplina de Ciências. Foram observadas seis aulas de Ciências a respeito das ISTs, para posteriormente aplicar o jogo educacional. Como forma de analisar as contribuições do jogo educativo, foi aplicado um questionário aos estudantes, contendo questões objetivas e descritivas. O jogo se mostrou efetivo como recurso para a adaptação curricular, a fim de facilitar o ensino sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e promover a interação entre alunos surdos e ouvintes em sala de aula regular.
Abstract: The focus of this work is to corroborate so that inclusive education, especially the insertion of the deaf in the regular classroom, occurs in a way that makes their learning interactive and more meaningful, because the student should not be seen as a mere receiver, it is necessary that the individual participates actively in his educational process. In view of this, this paper sought to investigate how an educational game about Sexually Transmitted Infections contributed to curriculum adaptation in the regular classroom, seeking to provide a strategic resource for use by the teacher in the school environment to address the issue in science education, considering that inclusion goes far beyond the enrollment of a deaf student in regular school. It is necessary that there is an adaptation that meets the needs of this student so that his learning process is not just to comply with laws and / or decrees, but that it becomes a bias where the student sees possibilities to run after what he wants, either personally or professionally. Approaching science topics in a way that the construction of knowledge occurs in a way that students can easily understand is not a simple task. Based on this assumption, the use of strategic educational resources has been a great ally in the classroom, enabling through images, videos, games, animations, among others, the educational process of the students to be carried out more efficiently. The implementation of this proposal occurred in an 8th grade class of a public school in the city of Ponta Grossa, Paraná State. An educational game was developed using the Portuguese Language and the Brazilian Sign Language (LIBRAS), aiming to promote an interaction between deaf and hearing students in the regular classroom, through the discipline of Science. Six science classes on STIs were observed in order to later apply the educational game. In order to analyze the contributions of the educational game, a questionnaire was applied to the students, containing objective and descriptive questions. The game proved to be effective as a resource for curriculum adaptation in order to facilitate the teaching about Sexually Transmitted Infections and promote interaction between deaf and hearing students in the regular classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36947
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