Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Mayara Andrade-
dc.date.accessioned2025-05-27T16:06:51Z-
dc.date.available2025-05-27T16:06:51Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mayara Andrade. Educação ambiental: jogo da polinização como abordagem prática para ensino sobre biodiversidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36946-
dc.description.abstractEnvironmental education has been worked on over the years aiming at the sensitization and awareness of individuals on behalf of the environment. It is included in the school curriculum, with the function of structuring the consciousness of preservation and conservation of nature. The teaching of science acts on a large part of this education, leads the student to an interaction with the scientific and technological nature, and helps in the understanding of the human being in relation to the world and the society around him. The science teacher is in charge of providing a dynamic and innovative teaching through different methodologies, making the learning more fun and effective, aiming at the students' interest in knowledge, problematization, and investigation. Viewing these conditions, the goal of this work is to conduct a literature review investigating the contributions and effectiveness of the use of games in the process of teaching and learning of biodiversity in science, with a focus on environmental education, and to produce a game as teaching material. The chosen one was the methodology of exploratory research through a literature review, which aims to collect data on the effectiveness of games in teaching in general, but with a focus on the area of environmental education. Through this research it is intended to obtain data on the awareness of students and the results acquired in the approach to environmental education in the classroom through educational games in the discipline of science. The didactic material produced was a board game called Pollination Trail, with the intention of making the learning process more enjoyable, fun, and interactive for students, in a way that is accessible to all.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPolinização por insetospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPollination by insectspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleEducação ambiental: jogo da polinização como abordagem prática para ensino sobre biodiversidadept_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education: pollination game as a practical approach to teaching about biodiversitypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental tem sido trabalhada ao longo dos anos visando a sensibilização e conscientização dos indivíduos em prol do meio ambiente. Encontra-se inclusa no currículo escolar, possuindo a função de estruturar a consciência de preservação e conservação da natureza. O ensino de ciências atua sobre grande parte dessa educação, conduz o aluno a uma interação com a natureza científica e tecnológica, e auxilia na compreensão do homem em relação ao mundo e a sociedade ao seu redor. O professor de ciências é incumbido de proporcionar um ensino dinâmico e inovador por meio de distintas metodologias, tornando a aprendizagem mais lúdica e efetiva, visando o interesse dos educandos pelo conhecimento, problematização e investigação. Tendo em vista essas condições, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão literária investigando as contribuições e eficácia do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade em ciências, com foco em educação ambiental, e produzir um jogo como material didático. Optou-se pela metodologia de pesquisa exploratória por intermédio de uma revisão literária, que visará levantar dados sobre a eficácia de jogos no ensino de uma forma geral, porém com o foco na área da educação ambiental. Através dessa pesquisa pretende-se obter dados sobre a sensibilização dos alunos e os resultados adquiridos na abordagem da educação ambiental em sala de aula por meio de jogos educacionais na disciplina de ciências. O material didático produzido foi um jogo de tabuleiro intitulado Trilha da Polinização, dispondo da intenção de tornar o processo de aprendizagem mais agradável, divertido e interativo aos educandos, de uma forma acessível a todos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Sekine, Elizabete Satsuki-
dc.contributor.referee1Sekine, Elizabete Satsuki-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Viatroski, Marcia Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaljogopolinizacao.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons