Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36946
Título: Educação ambiental: jogo da polinização como abordagem prática para ensino sobre biodiversidade
Título(s) alternativo(s): Environmental education: pollination game as a practical approach to teaching about biodiversity
Autor(es): Pereira, Mayara Andrade
Orientador(es): Sekine, Elizabete Satsuki
Palavras-chave: Polinização por insetos
Jogos educativos
Ciência - Estudo e ensino
Sustentabilidade
Biodiversidade
Educação ambiental
Pollination by insects
Educational games
Science - Study and teaching
Sustainability
Biodiversity
Environmental education
Data do documento: 21-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Mayara Andrade. Educação ambiental: jogo da polinização como abordagem prática para ensino sobre biodiversidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A educação ambiental tem sido trabalhada ao longo dos anos visando a sensibilização e conscientização dos indivíduos em prol do meio ambiente. Encontra-se inclusa no currículo escolar, possuindo a função de estruturar a consciência de preservação e conservação da natureza. O ensino de ciências atua sobre grande parte dessa educação, conduz o aluno a uma interação com a natureza científica e tecnológica, e auxilia na compreensão do homem em relação ao mundo e a sociedade ao seu redor. O professor de ciências é incumbido de proporcionar um ensino dinâmico e inovador por meio de distintas metodologias, tornando a aprendizagem mais lúdica e efetiva, visando o interesse dos educandos pelo conhecimento, problematização e investigação. Tendo em vista essas condições, o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão literária investigando as contribuições e eficácia do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade em ciências, com foco em educação ambiental, e produzir um jogo como material didático. Optou-se pela metodologia de pesquisa exploratória por intermédio de uma revisão literária, que visará levantar dados sobre a eficácia de jogos no ensino de uma forma geral, porém com o foco na área da educação ambiental. Através dessa pesquisa pretende-se obter dados sobre a sensibilização dos alunos e os resultados adquiridos na abordagem da educação ambiental em sala de aula por meio de jogos educacionais na disciplina de ciências. O material didático produzido foi um jogo de tabuleiro intitulado Trilha da Polinização, dispondo da intenção de tornar o processo de aprendizagem mais agradável, divertido e interativo aos educandos, de uma forma acessível a todos.
Abstract: Environmental education has been worked on over the years aiming at the sensitization and awareness of individuals on behalf of the environment. It is included in the school curriculum, with the function of structuring the consciousness of preservation and conservation of nature. The teaching of science acts on a large part of this education, leads the student to an interaction with the scientific and technological nature, and helps in the understanding of the human being in relation to the world and the society around him. The science teacher is in charge of providing a dynamic and innovative teaching through different methodologies, making the learning more fun and effective, aiming at the students' interest in knowledge, problematization, and investigation. Viewing these conditions, the goal of this work is to conduct a literature review investigating the contributions and effectiveness of the use of games in the process of teaching and learning of biodiversity in science, with a focus on environmental education, and to produce a game as teaching material. The chosen one was the methodology of exploratory research through a literature review, which aims to collect data on the effectiveness of games in teaching in general, but with a focus on the area of environmental education. Through this research it is intended to obtain data on the awareness of students and the results acquired in the approach to environmental education in the classroom through educational games in the discipline of science. The didactic material produced was a board game called Pollination Trail, with the intention of making the learning process more enjoyable, fun, and interactive for students, in a way that is accessible to all.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36946
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaljogopolinizacao.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons