Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Schavarski, Daniel | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T14:29:58Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T14:29:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | SCHAVARSKI, Daniel. A utilização do Educatron no ensino fundamental e médio em escolas publicas de Astorga no Paraná. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36941 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work was designed around the issues involving classes mediated by Digital Technologies (DT) and traditional teaching. The relevance of the project is justifiable to visualize the results of the use of technologies, media and resources through the EDUCATRON apparatus as an active and mediating pedagogical tool in the reality of schools in the northern region of the state of Paraná. The content of the research sought to outline the profile of current teachers, how they interact with information technologies and whether they actually contribute to improving teaching. Knowing that the implementation of Education 4.0 comes with the proposal to stimulate and develop technology-mediated skills and competencies in students, in addition to basic reading, writing and mathematics skills, developing more complex skills that prepare students for the digital world. We adopted a qualitative approach to study, based on a sample of teachers from three public schools, their opinions and impressions on the topic. A mixed questionnaire composed of objective and essay questions was used as a data production instrument. The results observed point to moments of change that are happening within the school. It is possible to identify the transition between what was seen as traditional teaching and now teaching mediated by technology. All this innovation creates moments of frustration, fear, breaking paradigms as these are times of ruptures in their practices towards the new style of working on content and planning with students mediated by technology. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Teachers - In-service training | pt_BR |
dc.subject | Active learning | pt_BR |
dc.title | A utilização do Educatron no ensino fundamental e médio em escolas publicas de Astorga no Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of Educatron in elementary and secondary education in public schools in Astorga in Paraná | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, foi concebido sobre as problemáticas que envolvem aulas mediadas pelas Tecnologias Digitais (TD) e o ensino tradicional. A relevância do projeto é justificável para visualizar os resultados da utilização das tecnologias, mídias e recursos por meio do aparato EDUCATRON como ferramenta pedagógica ativa e mediadora na realidade das escolas da região norte do estado do Paraná. O conteúdo da pesquisa procurou traçar o perfil dos atuais professores, como eles se interagem com as tecnologias da informação e se de fato essas colaboram para melhoria do ensino. Sabendo que a implementação da Educação 4.0 vem com a proposta de estimular e desenvolver nos estudantes habilidades e competências mediadas pela tecnologia, além das habilidades básicas de leitura, escrita e matemática, desenvolvendo competências mais complexas que prepararem os estudantes para o mundo digital. Adotamos uma abordagem qualitativa para estudar a partir da amostra de professores procedentes de três escolas da rede pública de ensino, as suas opiniões e impressões sobre o tema. Foi utilizado um questionário misto composto de questões objetivas e dissertativas como instrumento de produção dos dados. Os resultados observados apontam para momentos de mudanças que estão acontecendo dentro da escola. É possível identificar a transição entre o que era tido como ensino tradicional e agora o ensino mediado pelas tecnologias. Toda essa inovação cria momentos de frustação, medo, quebra de paradigmas pois são tempos de rupturas em suas práxis ao novo estilo de trabalhar conteúdos e planejamentos com os alunos mediados pelas tecnologias. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
dc.contributor.referee2 | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
dc.contributor.referee3 | Vincenzi, Silvana Ligia | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educatronensinoescolaspublicas.pdf | 705,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons