Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36939
Título: | Paródias educacionais para o ensino de ciências e biologia |
Título(s) alternativo(s): | Educational parody for the teaching of sciences and biology |
Autor(es): | Felde, Gabriely Aparecida |
Orientador(es): | Geus, Jézili Dias de |
Palavras-chave: | Botânica Paródias Educação não-formal Ciência - Estudo e ensino Biologia - Estudo e ensino Botany Parodies Non-formal education Science - Study and teaching Biology - Study and teaching |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | FELDE, Gabriely Aparecida. Paródias educacionais para o ensino de ciências e biologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | A música é um trabalho artístico que envolve sentimentos e emoções. Essa arte é livre e pode-se adequar conteúdos específicos de Ciências e Biologia para sala de aula no contexto de paródias educacionais, pois há garantia legal sobre paráfrases, paródias, e outras artes, desde que não sejam copiadas das autorias originais. Sendo assim, o contexto das paródias educacionais vai além de adaptações de estrofes, ritmo e notas musicais, tudo isso se forma em uma metodologia de ensino, transportando dessa forma o conteúdo que apresenta várias linguagens textuais, por meio da música ela se molda formando o conteúdo com ritmo. Nesse contexto, este trabalho teve a intenção de identificar se há paródias educacionais relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia e se estas poderiam ser utilizadas em espaços formais e não formais de ensino. Para tanto, inicialmente foi realizado um levantamento de paródias educacionais na plataforma digital YouTube seguida da elaboração de um material didático, que se refere à cartilha, com o intuito de incentivar o uso de paródias educacionais em espaços formais de ensino. |
Abstract: | Music is a work of art that involves feelings and emotions. This art is free and specific contents of Science and Biology can be adapted to the classroom in the context of educational parodies, as there is a legal guarantee on paraphrases, parodies, and other arts, as long as they are not copied from the original authors. Therefore, the context of educational parodies goes beyond adaptations of stanzas, rhythm and musical notes, all this is formed in a teaching methodology, transporting in this way the content that presents various textual languages, through music it is shaped forming the content with rhythm. In this context, this study aimed to identify whether there are educational parodies related to the teaching of Science and Biology and whether these could be used in formal and non-formal teaching spaces. Therefore, initially a survey of educational parodies was carried out on the YouTube digital platform followed by the development of a didactic material, which refers to the booklet, in order to encourage the use of educational parodies in formal teaching spaces. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36939 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
parodiaseducacionaisensinocienciasbiologia.pdf | 12,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons