Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Vanessa Bertoncello | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T13:57:43Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T13:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Vanessa Bertoncello. Oneyda Alvarenga e a obra música popular brasileira (1945). 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36937 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation, whose research object is to analyze book Música Popular Brasileira (1982), is to find out how the young aspiring poet and pianist, Oneyda Alvarenga, built her career, first as a student of the writer Mário de Andrade and then as director of the Discoteca Pública Municipal de São Paulo (Municipal Public Discotheque of São Paulo). In addition, this work verified the intellectual and researcher's progress in the development of valuable projects for national culture, ranging from the preparation and cataloging of folkloric material in the institution, to the development of actions aimed at the general public, based on the folkloric research undertaken. The record concerts, the establishment of an organizational model for the Discotheque, to the writing of more voluminous research and works, such as the book and object of study of this research, Música Popular Brasileira, written in 1945. A work of great weight, it stands out for the rich folkloric content that accompanies it, rescuing expressive details of Brazilian culture from that period. The Missão de Pesquisas Folclóricas is one of the determining points both for the writing of the book and for the other activities that the author would develop within the Discoteca. Oneyda Alvarenga therefore became a leading figure, as she contributed to the insertion of modernist ideals into the systematization of national culture. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Alvarenga, Oneyda, 1911-1984 | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Folclore | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Cartas | pt_BR |
dc.subject | Popular music - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Folklore | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Letters | pt_BR |
dc.title | Oneyda Alvarenga e a obra música popular brasileira (1945) | pt_BR |
dc.title.alternative | Oneyda Alvarenga and the música popular brasileira work (1945) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação, que tem como objeto de pesquisa analisar o livro Música Popular Brasileira (1982), procurou averiguar de que maneira a jovem aspirante a poeta e pianista, Oneyda Alvarenga, construiu sua trajetória, primeiramente como aluna do escritor Mário de Andrade e, depois, como diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo. Além disso, esse trabalho verificou os avanços da intelectual e da pesquisadora no desenvolvimento de projetos valiosos para a cultura nacional, que vão desde a preparação e catalogação do material folclórico na instituição, até o desenvolver de ações voltadas ao público em geral, a partir das pesquisas folclóricas empreendidas. Os concertos de discos, a instauração de um modelo de organização para a Discoteca, até a escrita de pesquisas e trabalhos mais vultuosos, como o livro e objeto de estudo dessa pesquisa, Música Popular Brasileira, escrito no ano de 1945. Obra de grande peso, destaca-se pelo rico conteúdo folclórico que a acompanha, resgatando detalhes expressivos da cultura brasileira daquele período. A Missão de Pesquisas Folclóricas é um dos pontos determinantes tanto para a escrita do livro quanto para as outras atividades que a autora desenvolveria dentro da Discoteca. Oneyda Alvarenga, portanto, tornou-se uma figura de destaque, já que contribuiu com a inserção dos ideais modernistas na sistematização da cultura nacional. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7749-4833 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1558910590755619 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guareschi, Egide | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1523-6166 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2080375322248578 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Marcos Hidemi de | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-9762-1775 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0230003569520230 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcos Hidemi de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0230003569520230 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guareschi, Egide | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2080375322248578 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Toni, Flávia Camargo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3232869194818512 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
oneydaalvarengamusicapopularbrasileirafolclore-1.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons