Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Vanessa Bertoncello-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:57:43Z-
dc.date.available2025-05-27T13:57:43Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Vanessa Bertoncello. Oneyda Alvarenga e a obra música popular brasileira (1945). 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36937-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation, whose research object is to analyze book Música Popular Brasileira (1982), is to find out how the young aspiring poet and pianist, Oneyda Alvarenga, built her career, first as a student of the writer Mário de Andrade and then as director of the Discoteca Pública Municipal de São Paulo (Municipal Public Discotheque of São Paulo). In addition, this work verified the intellectual and researcher's progress in the development of valuable projects for national culture, ranging from the preparation and cataloging of folkloric material in the institution, to the development of actions aimed at the general public, based on the folkloric research undertaken. The record concerts, the establishment of an organizational model for the Discotheque, to the writing of more voluminous research and works, such as the book and object of study of this research, Música Popular Brasileira, written in 1945. A work of great weight, it stands out for the rich folkloric content that accompanies it, rescuing expressive details of Brazilian culture from that period. The Missão de Pesquisas Folclóricas is one of the determining points both for the writing of the book and for the other activities that the author would develop within the Discoteca. Oneyda Alvarenga therefore became a leading figure, as she contributed to the insertion of modernist ideals into the systematization of national culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAlvarenga, Oneyda, 1911-1984pt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectPopular music - Brazilpt_BR
dc.subjectFolklorept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.titleOneyda Alvarenga e a obra música popular brasileira (1945)pt_BR
dc.title.alternativeOneyda Alvarenga and the música popular brasileira work (1945)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, que tem como objeto de pesquisa analisar o livro Música Popular Brasileira (1982), procurou averiguar de que maneira a jovem aspirante a poeta e pianista, Oneyda Alvarenga, construiu sua trajetória, primeiramente como aluna do escritor Mário de Andrade e, depois, como diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo. Além disso, esse trabalho verificou os avanços da intelectual e da pesquisadora no desenvolvimento de projetos valiosos para a cultura nacional, que vão desde a preparação e catalogação do material folclórico na instituição, até o desenvolver de ações voltadas ao público em geral, a partir das pesquisas folclóricas empreendidas. Os concertos de discos, a instauração de um modelo de organização para a Discoteca, até a escrita de pesquisas e trabalhos mais vultuosos, como o livro e objeto de estudo dessa pesquisa, Música Popular Brasileira, escrito no ano de 1945. Obra de grande peso, destaca-se pelo rico conteúdo folclórico que a acompanha, resgatando detalhes expressivos da cultura brasileira daquele período. A Missão de Pesquisas Folclóricas é um dos pontos determinantes tanto para a escrita do livro quanto para as outras atividades que a autora desenvolveria dentro da Discoteca. Oneyda Alvarenga, portanto, tornou-se uma figura de destaque, já que contribuiu com a inserção dos ideais modernistas na sistematização da cultura nacional.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7749-4833pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1558910590755619pt_BR
dc.contributor.advisor1Guareschi, Egide-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1523-6166pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080375322248578pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9762-1775pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee2Guareschi, Egide-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080375322248578pt_BR
dc.contributor.referee3Toni, Flávia Camargo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232869194818512pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
oneydaalvarengamusicapopularbrasileirafolclore-1.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons