Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36935
Título: | Percepções dos professores de ciência e biologia no trabalho docente durante a pandemia da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Science and biology teachers' perceptions of their teaching work during the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Wasilewski, Caroline Biglia |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Ensino a distância Ensino híbrido Percepção Professores de ciência Professores de biologia COVID-19, Pandemia de, 2020-2023 Distance education Blended learning Perception Science teachers Biology teachers COVID-19 Pandemic, 2020-2023 |
Data do documento: | 24-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | WASILEWSKI, Caroline Biglia. Percepções dos professores de ciência e biologia no trabalho docente durante a pandemia da COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | A docência é uma das profissões mais importantes na construção da sociedade. Esse trabalho de conclusão de curso discorre sobre as visões de docentes da rede pública, dos componentes curriculares Ciências e Biologia, sobre como enfrentaram os diferentes momentos da pandemia de COVID-19, iniciando pelo Ensino Remoto Emergencial e estendendo até o momento de retorno ao presencial, com o Ensino Híbrido; investigando as dificuldades, a formação continuada, a utilização das ferramentas digitais para o ensino, a saúde mental e física dos professores. Tem como objetivo conhecer as percepções dos professores e professoras dos componentes curriculares Ciências e Biologia em relação ao ensino remoto emergencial e ensino híbrido no período da pandemia da COVID-19. Considerando a crise sanitária da pandemia do SARS-CoV-2 (vírus causador da doença COVID-19) que mudou totalmente a vida cotidiana de toda a população brasileira, a disseminação rápida do vírus fez com que fossem necessárias medidas restritivas como o isolamento e o distanciamento social. A investigação possibilitou conhecer como as incertezas do momento pandêmico interferiram diretamente na docência de cinco professores de escolas estaduais distintas do município de Ponta Grossa/PR, como se sentiram e encararam o trabalho docente nesse período. Foi de extrema importância ouvir esses professores e tentar entender quais as dificuldades enfrentadas nesse momento difícil e nunca antes visto. Para obter os dados sobre essas questões, os professores foram ouvidos por meio de entrevistas semiestruturadas, uma sendo presencial e as demais de forma remota utilizando a ferramenta Google Meet. Foi possível compreender que a vida dos educadores foi afetada em vários âmbitos, não somente o profissional, uma vez que eles precisaram adaptar seus lares para o trabalho remoto, a carga de trabalho aumentou, houveram relatos de falta de capacitação para o trabalho remoto, e também queixas acerca de como o período da pandemia foi negativo para a saúde mental e física. |
Abstract: | Teaching is one of the most important professions in the construction of society. This final paper discusses the visions of public school teachers of the curricular components Science and Biology, about how they faced the different moments of the pandemic of COVID-19, starting with the Emergency Remote Teaching and extending until the moment of return to the present, with the Hybrid Teaching; investigating the difficulties, the continuing education, the use of digital tools for teaching, the mental and physical health of teachers. It aims to know the perceptions of male and female teachers of the curricular components Science and Biology in relation to emergency remote teaching and hybrid teaching in the period of the pandemic of COVID-19. Considering the health crisis of the SARS-CoV-2 pandemic (the virus that caused the disease COVID-19) that completely changed the daily lives of the entire Brazilian population, the rapid spread of the virus made restrictive measures necessary, such as isolation and social distancing. The investigation made it possible to know how the uncertainties of the pandemic moment directly interfered in the teaching of five teachers from different state schools in the city of Ponta Grossa/PR, how they felt and faced the teaching work in this period. It was extremely important to listen to these teachers and try to understand what difficulties they faced at this difficult and never before seen moment. To obtain data on these issues, the teachers were heard through semi-structured interviews, one face-to-face, and the others remotely, using the Google Meet tool. It was possible to understand that the educators' lives were affected in several areas, not only professionally, since they had to adapt their homes for remote work, the workload increased, there were reports of lack of training for remote work, and also complaints about how the pandemic period was negative for mental and physical health. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36935 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
percepcoesdosprofessorescienciabiologiatrabalho.pdf | 609,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons