Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36934
Título: | Paixão - Titânia e Bottom e Píramo e Tisbe em duas adaptações cinematográficas de Sonho de uma noite de verão |
Título(s) alternativo(s): | Passion - Titania and Bottom and Pyramus and Thisbe in two film adaptations of a Midsummer night's dream |
Autor(es): | Kaefer, Mateus da Silva |
Orientador(es): | Becker, Marcia Regina |
Palavras-chave: | Adaptações para o cinema Cinema e literatura Intermidialidade Film adaptations Motion-pictures and literature Intermediality |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | KAEFER, Mateus da Silva. Paixão - Titânia e Bottom e Píramo e Tisbe em duas adaptações cinematográficas de Sonho de uma noite de verão. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | O presente estudo se concentra na análise fílmica de duas cenas de duas adaptações cinematográficas distintas de Sonho de uma noite de verão (Shakespeare, 2016): uma dirigida por Peter Hall (1968), e a outra por Michael Hoffman (1999). Nelas, as duas cenas estudadas serão comparadas entre si e com a peça shakespeariana. O trabalho pretende abordar a sua concepção e produção: a primeira cena é a representação da paixão da personagem Titânia, a rainha das fadas, pelo personagem Bottom, cuja cabeça é transformada numa cabeça de asno por um dos entes etéreos da floresta, em que parte do enredo se desenvolve, presente no Ato III, Cena 1, 70-180 da peça (Shakespeare, 2016, p. 85). A segunda cena é a representação da peça de teatro sobre o amor proibido entre Píramo e Tisbe, na festa de casamento, mostrado no Ato V, Cena 1, 40-340 da peça (Shakespeare, 2016, p. 165). Para orientar a pesquisa foram utilizadas as contribuições de Linda Hutcheon (2011), Marlene Soares dos Santos (2008), Maurice Hindle (2007), Russel Jackson (2007), Thomas Leitch (2017), Marcel Martin (2005), entre outros. Sonho de uma Noite de Verão é uma das peças em que a obra Metamorfoses, de Ovídio (2010), uma das grandes fontes de Shakespeare, aparece com mais vigor – tendo sido a linha condutora que levou à escolha das cenas em questão, assim como também há resquícios de Metamorfoses, de Apuleio (1978). Portanto, o objetivo da pesquisa consiste em comparar as cenas supracitadas nas adaptações cinematográficas de Peter Hall (1968) e Michael Hoffman (1999), destacando aspectos que foram ou não influenciados pelo contexto sócio-histórico do momento das produções, além de destacar convergências e divergências nas cenas da paixão de Titânia por um asno e na peça de teatro encenada pelos artesãos, identificando correlações entre as versões fílmicas. Como resultados, constata-se que a versão de Hall (1968) foi bastante influenciada pelo contexto dos anos 1960, ligadas principalmente a segunda onda do Feminismo e ao movimento da contracultura, ao passo que Hoffman (1999) utilizou a tecnologia do final dos anos 1990 para dirigir uma produção - que se passa no século XIX. |
Abstract: | This study focuses on the film analysis of two scenes from two distinct film adaptations of A Midsummer Night's Dream (Shakespeare, 2016): one directed by Peter Hall (1968), and the other by Michael Hoffman (1999). In them, the two scenes studied will be compared with each other and with the Shakespearean play. The paper aims to address their conception and production: the first scene is the representation of the passion of the character Titania, the queen of the fairies, for the character Bottom, whose head is transformed into a donkey's head by one of the ethereal beings of the forest, in which part of the plot develops, present in Act III, Scene 1, 70-180 of the play (Shakespeare, 2016, p. 85). The second scene is the representation of the play about the forbidden love between Pyramus and Thisbe, at the wedding feast, shown in Act V, Scene 1, 40-340 of the play (Shakespeare, 2016, p. 165). The contributions of Linda Hutcheon (2011), Marlene Soares dos Santos (2008), Maurice Hindle (2007), Russel Jackson (2007), Thomas Leitch (2017), Marcel Martin (2005), among others, were used to guide the research. A Midsummer Night's Dream is one of the plays in which Ovid's Metamorphoses (2010), one of Shakespeare's great sources, appears most strongly – having been the guiding principle that led to the choice of the scenes in question, as well as there are also traces of Metamorphoses, by Apuleius (1978). Therefore, the objective of the research is to compare the aforementioned scenes in the film adaptations by Peter Hall (1968) and Michael Hoffman (1999), highlighting aspects that were or were not influenced by the socio-historical context of the time of the productions, in addition to highlighting convergences and divergences in the scenes of Titania's passion for a donkey and in the play performed by the mechanicals, identifying correlations between the film versions. As a result, it was found that Hall's version (1968) was heavily influenced by the context of the 1960s, mainly linked to the second wave of Feminism and the counterculture movement, while Hoffman (1999) used the technology of the late 1990s to direct a production - set in the 19th century. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36934 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paixaoadaptacoescinematograficassonho.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons