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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36933
Título: | Divulgação científica sobre o papel das vacinas na preservação da humanidade durante a pandemia de COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Scientific dissemination on the role of vaccines for the preservation of humanity during the pandemics of COVID-19 |
Autor(es): | Iga, Carolina Kimie |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia de, 2020-2023 Vacinas Ensino - Meios auxiliares Instagram (Rede social on-line) Divulgação de informação Publicações científicas Desinformação COVID-19 Pandemic, 2020-2023 Vaccines Teaching - Aids and devices Instagram (Electronic resource) Disclosure of information Science publishing Disinformation |
Data do documento: | 29-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | IGA, Carolina Kimie. Divulgação científica sobre o papel das vacinas na preservação da humanidade durante a pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | Com o avanço tecnológico, grande parte da sociedade utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para interagir socialmente e manter-se informado no seu dia a dia. Dentro do cenário de pandemia do coronavírus, o uso das mídias sociais se intensificou e os profissionais da educação tiveram que se adaptar às atividades pedagógicas à distância. Nos últimos anos, percebeu-se a diminuição de jovens vacinados acompanhados de grande desinformação, o que dificultou a vacinação em larga escala para combater a COVID-19. Pensando no contexto de distanciamento social e o aumento dos movimentos antivacinas, o trabalho desenvolvido visou a utilização da rede social Instagram, uma das maiores redes de comunicação do mundo na atualidade, para conscientização a respeito da veracidade das vacinas e a prevenção às fake news. A metodologia para o desenvolvimento do projeto se dá pela criação de um perfil e a produção de imagens para divulgação destas no feed e stories da plataforma e analisar o engajamento através da ferramenta Instagram Insights. Para a elaboração dos conteúdos, utilizou-se a teoria da Transposição Didática para que o material consiga ser assimilado em poucos passos. A Transposição Didática faz com que o professor consiga transformar a linguagem e traduzir o saber científico aprendido durante sua carreira acadêmica para a população que ainda não teve contato com esse conhecimento, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Foi possível perceber que a tecnologia pode ser aliada ao conhecimento quando tratado de forma dinâmica e rápida, assim, despertando maior interesse de públicos mais jovens. Esse trabalho foi uma investigação que demonstrou como uma rede social pode ser aproveitada para popularização da ciência e biologia. Sendo assim, observou-se que a contribuição mediada pelo Instagram e a divulgação desses conteúdos didáticos e pedagógicos promoveu a possibilidade da formação cidadã do currículo formal para o informal e transportou o conhecimento tradicional para a forma tecnológica contemporânea dentro do cotidiano digital dos sujeitos pesquisados. |
Abstract: | Considering technological advances, a large part of society uses Information and Communication Technologies (ICT) to interact with each other and stay informed in their daily lives. Within the context of the coronavirus pandemics, the use of social media has intensified and education professionals had to adapt to distance pedagogical activities. In recent years, a decrease in vaccinated young people has been noticed, accompanied by great misinformation, which has made it difficult to vaccinate on a large scale to combat COVID-19. Thinking about the context of social distancing and the increase in anti-vaccination movements, the work developed aimed at using the social network Instagram, one of the largest communication networks in the world today, to raise awareness about the veracity of vaccines and the prevention of fake news. The methodology for the development of the project involves creating a profile and producing images for scientific dissemination on the feed and stories of the platform and analyzing engagement through the Instagram Insights tool. For the elaboration of the contents, the theory of didactic transposition was used so that the material can be assimilated in a few steps. The didactic transposition makes the teacher able to transform the language and translate the scientific knowledge learned during his academic career for a population that has not yet had contact with this knowledge, facilitating teaching and learning. It was possible to perceive that technology can be combined with knowledge when treated dynamically and quickly, thus arousing greater interest from younger audiences. This work was an investigation that proved how a social network can be used to popularize science and biology. Thus, it is observed that the contribution mediated by Instagram and the dissemination of these didactic and pedagogical contents promoted the possibility of citizenship formation from the formal to the informal curriculum and transported traditional knowledge to the contemporary technological form within the digital daily life of the researched subjects. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36933 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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