Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRudnik, Maria Laura-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:00:16Z-
dc.date.available2025-05-26T17:00:16Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationRUDNIK, Maria Laura. Tendências na divulgação científica em biologia no TikTok: uma análise abrangente de conteúdo e perfis, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36925-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the main trends in scientific dissemination in biology on TikTok. The rationale for this study is based on the need to understand the impact of social media on the dissemination of scientific knowledge and explore the main trends on TikTok. The specific objectives of the research are the identification of predominant themes and approaches, the analysis of the profiles of the main content producers, and the investigation of the challenges and opportunities related to scientific dissemination in the specific context of TikTok. The methodology adopted is exploratory, with a qualitative approach, involving bibliographic review and evaluation research. The data was collected using the criteria of analyzing user engagement, reactions to scientific videos, and collecting feedback. Analysis of the "Course", "Education" and "Curiosities" categories on TikTok revealed a diverse dynamic in scientific dissemination in biology. The "Course" category highlighted the appreciation of personal narratives and the duality between academic exploration and professional trajectories, while "Education" highlighted the effectiveness of creative approaches and the important role of influencers in the dissemination of scientific information. "Curiosities" have emerged as a predominant trend, especially in animal-related content. All categories presented pros and cons, with the significant presence of biologist breeders, the need for caution when displaying unconventional pets, and the effort against fake news. The identified gap offers opportunities for biologists to explore less conventional niches in science communication on TikTok, enriching the scientific content ecosystem on the platform.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNotícias científicaspt_BR
dc.subjectComunicação na ciênciapt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience newspt_BR
dc.subjectCommunication in sciencept_BR
dc.subjectDisclosure of informationpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectTikTok (Electronic resource)pt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleTendências na divulgação científica em biologia no TikTok: uma análise abrangente de conteúdo e perfispt_BR
dc.title.alternativeTrends in scientific disclosure in biology on TikTok: a comprehensive analysis of content and profilespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências da divulgação científica em biologia no TikTok. A justificativa para este estudo se baseia na necessidade de compreender o impacto das mídias sociais na disseminação do conhecimento científico e explorar as principais tendências do TikTok. Os objetivos específicos da pesquisa são a identificação dos temas e abordagens predominantes, a análise dos perfis dos principais produtores de conteúdo, e a investigação dos desafios e oportunidades relacionados à divulgação científica no contexto específico do TikTok. A metodologia adotada é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e pesquisa de avaliação. Os dados foram coletados tendo como critério a análise do engajamento dos usuários, reações aos vídeos científicos e coleta de feedbacks. A análise das categorias "Curso", "Educação" e "Curiosidades" no TikTok revelou uma dinâmica diversificada na divulgação científica em biologia. A categoria "Curso" destacou a valorização das narrativas pessoais e a dualidade entre a exploração acadêmica e trajetórias profissionais, enquanto a "Educação" evidenciou a eficácia de abordagens criativas e o papel importante de influenciadores na disseminação de informações científicas. A "Curiosidades" emergiu como tendência predominante, especialmente em conteúdos relacionados a animais. Todas as categorias apresentaram prós e contras, com a presença significativa de criadores biólogos, a necessidade de cautela ao exibir pets não convencionais e o esforço contra fake news. A lacuna identificada oferece oportunidades para biólogos explorarem nichos menos convencionais na divulgação científica no TikTok, enriquecendo o ecossistema de conteúdo científico na plataforma.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee1Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2Pedroso, Natalie Alana-
dc.contributor.referee3Antunes, Daniela Mayer-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tendenciasdivulgacaocientificabiologiatiktok.pdf74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.