Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36925
Título: | Tendências na divulgação científica em biologia no TikTok: uma análise abrangente de conteúdo e perfis |
Título(s) alternativo(s): | Trends in scientific disclosure in biology on TikTok: a comprehensive analysis of content and profiles |
Autor(es): | Rudnik, Maria Laura |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Notícias científicas Comunicação na ciência Divulgação de informação Redes sociais TikTok (Rede social on-line) Ciência - Estudo e ensino Science news Communication in science Disclosure of information Social networks TikTok (Electronic resource) Science - Study and teaching |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RUDNIK, Maria Laura. Tendências na divulgação científica em biologia no TikTok: uma análise abrangente de conteúdo e perfis, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências da divulgação científica em biologia no TikTok. A justificativa para este estudo se baseia na necessidade de compreender o impacto das mídias sociais na disseminação do conhecimento científico e explorar as principais tendências do TikTok. Os objetivos específicos da pesquisa são a identificação dos temas e abordagens predominantes, a análise dos perfis dos principais produtores de conteúdo, e a investigação dos desafios e oportunidades relacionados à divulgação científica no contexto específico do TikTok. A metodologia adotada é de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, envolvendo revisão bibliográfica e pesquisa de avaliação. Os dados foram coletados tendo como critério a análise do engajamento dos usuários, reações aos vídeos científicos e coleta de feedbacks. A análise das categorias "Curso", "Educação" e "Curiosidades" no TikTok revelou uma dinâmica diversificada na divulgação científica em biologia. A categoria "Curso" destacou a valorização das narrativas pessoais e a dualidade entre a exploração acadêmica e trajetórias profissionais, enquanto a "Educação" evidenciou a eficácia de abordagens criativas e o papel importante de influenciadores na disseminação de informações científicas. A "Curiosidades" emergiu como tendência predominante, especialmente em conteúdos relacionados a animais. Todas as categorias apresentaram prós e contras, com a presença significativa de criadores biólogos, a necessidade de cautela ao exibir pets não convencionais e o esforço contra fake news. A lacuna identificada oferece oportunidades para biólogos explorarem nichos menos convencionais na divulgação científica no TikTok, enriquecendo o ecossistema de conteúdo científico na plataforma. |
Abstract: | The present work aims to analyze the main trends in scientific dissemination in biology on TikTok. The rationale for this study is based on the need to understand the impact of social media on the dissemination of scientific knowledge and explore the main trends on TikTok. The specific objectives of the research are the identification of predominant themes and approaches, the analysis of the profiles of the main content producers, and the investigation of the challenges and opportunities related to scientific dissemination in the specific context of TikTok. The methodology adopted is exploratory, with a qualitative approach, involving bibliographic review and evaluation research. The data was collected using the criteria of analyzing user engagement, reactions to scientific videos, and collecting feedback. Analysis of the "Course", "Education" and "Curiosities" categories on TikTok revealed a diverse dynamic in scientific dissemination in biology. The "Course" category highlighted the appreciation of personal narratives and the duality between academic exploration and professional trajectories, while "Education" highlighted the effectiveness of creative approaches and the important role of influencers in the dissemination of scientific information. "Curiosities" have emerged as a predominant trend, especially in animal-related content. All categories presented pros and cons, with the significant presence of biologist breeders, the need for caution when displaying unconventional pets, and the effort against fake news. The identified gap offers opportunities for biologists to explore less conventional niches in science communication on TikTok, enriching the scientific content ecosystem on the platform. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36925 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tendenciasdivulgacaocientificabiologiatiktok.pdf | 74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.