Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36924
Título: Inserção da agroecologia no contexto escolar: perspectivas e desafios
Título(s) alternativo(s): Integration of agroecology in the school setting: perspectives and challenges
Autor(es): Michalski, Graziely
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Segurança alimentar
Ecologia agrícola
Educação ambiental
Currículos - Avaliação
Food security
Agricultural ecology
Environmental education
Curriculum evaluation
Data do documento: 27-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MICHALSKI, Graziely. Inserção da agroecologia no contexto escolar: perspectivas e desafios, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Devido a grande preocupação com as mudanças negativas na forma de produção e distribuição de alimentos e o impacto negativo na proteção dos recursos naturais, com monoculturas dependentes de agrotóxicos e fertilizantes químicos, fica clara a necessidade do trabalho acerca destas questões no ambiente escolar. A agroecologia é um enfoque temático que faz parte de um rol de saberes importantes para a formação de cidadãos responsáveis em relação às questões sociais e também de sociedade e natureza, permitindo ao indivíduo tomar decisões acerca de suas escolhas alimentares e desenvolver o pensamento crítico. Seu enfoque subsidia o trabalho no âmbito da Educação Ambiental que acaba sendo abordada de forma superficial no dia a dia das escolas, apesar de ter o respaldo de políticas públicas que deveriam garantir sua implementação. O presente projeto se propôs a analisar a inserção das práticas de Agroecologia no ambiente escolar por meio de documentos curriculares do estado do Paraná, assim como artigos e capítulos de livros sobre a temática da agroecologia. Com este levantamento bibliográfico podemos concluir que a inclusão dos princípios agroecológicos é vista como promotora da educação ambiental, contribuindo para a formação com consciência ambiental, segurança alimentar e respeito pelas comunidades locais. A análise sugere a necessidade de modificar a abordagem das questões ambientais no currículo, desenvolver materiais didáticos adequados e promover a formação continuada dos docentes para abordar diferentes perspectivas de produção e promover uma formação alinhada com conceitos que englobam a cidadania.
Abstract: Due to significant concerns about negative changes in the production and distribution of food and their adverse impact on the protection of natural resources, particularly with monocultures dependent on pesticides and chemical fertilizers, the need for addressing these issues in the school environment becomes evident. Agroecology is a thematic approach that constitutes a set of important knowledge for the formation of responsible citizens concerning social and environmental issues. It enables individuals to make decisions about their food choices and develop critical thinking. Its focus supports work in the field of Environmental Education, which is often superficially addressed in the daily life of schools, despite having the support of public policies that should ensure its implementation.This project aimed to analyze the integration of Agroecology practices in the school environment through curriculum documents in the state of Paraná, as well as articles and book chapters on the agroecology theme. Based on this literature review, we can conclude that the inclusion of agroecological principles is seen as promoting environmental education, contributing to education with environmental awareness, food security, and respect for local communities. The analysis suggests the need to modify the approach to environmental issues in the curriculum, develop appropriate teaching materials, and promote ongoing teacher training to address different production perspectives and foster education aligned with citizenship concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36924
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
insercaoagroecologiacontextoescolar.pdf136,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.