Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36923
Título: | Educação ambiental na escola: percepção dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental a respeito do tema “polinização” |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education at school: perception of 9th-year elementary school students on the topic “pollination” |
Autor(es): | Lisboa, Ana Claudia do Rosário |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Abelhas sem ferrão Polinizadores Educação ambiental Stingless bees Pollinators Environmental education |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | LISBOA, Ana Claudia do Rosário. Educação ambiental na escola: percepção dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental a respeito do tema “polinização”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | O declínio da população de abelhas (causado principalmente por ações antrópicas), é uma problemática importante de ser discutida no ambiente escolar. Por meio da Educação Ambiental é possível sensibilizar os alunos para a importância e preservação das abelhas. Buscando discutir esta temática tão atual e relevante, este trabalho se propôs a analisar a percepção dos estudantes de uma turma do 9º ano de Ensino Fundamental a respeito do tema polinização. A fundamentação teórica para construção da proposta se embasou em diferentes autores que discutem o tema polinizadores e estudos realizados no âmbito da percepção ambiental realizados de forma similar. O universo da pesquisa foram 30 alunos de uma turma do Colégio Padre Carlos Zelesny no município de Ponta Grossa, PR onde foi realizada a aplicação de um questionário contemplando dez questões. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, cujos dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos por meio do questionário indicam uma preocupação com a percepção dos alunos sobre os polinizadores, além de um preconceito aliado ao desconhecimento sobre as abelhas sem ferrão. Estes achados reforçam a necessidade de implementação de ações de Educação Ambiental no contexto escolar, como forma de contribuir para formação de cidadãos engajados com a manutenção dos recursos naturais. |
Abstract: | The decline in the bee population (mainly caused by human actions) is a critical issue to be discussed in the school environment. Through environmental education, it is possible to raise students' awareness of the importance of the preservation of bees. Seeking to discuss this very current and relevant topic, this work sought to analyze the perception of students in a 9th-year Elementary School class regarding pollination. The theoretical foundation for building the proposal was based on different authors who discuss the topic of pollinators and studies carried out in the field of environmental perception carried out similarly. The research universe was 30 students from a class at Colégio Padre Carlos Zelesny in Ponta Grossa, PR, where a ten-question questionnaire was administered. This is exploratory research whose data were analyzed qualitatively. The results obtained through the questionnaire indicate a concern with the student's perception of pollinators, in addition to a prejudice combined with a lack of knowledge about stingless bees. These findings reinforce the need to implement Environmental Education actions in the school context to contribute to the formation of citizens engaged in maintaining natural resources. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36923 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoambientalpercepcaopolinizacao.pdf | 640,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons