Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36922
Título: O ensino de biologia molecular no nível médio da educação básica por meio de ferramentas da bioinformática
Autor(es): Strozienski, Renata Padilha
Orientador(es): Silva, Márcio
Palavras-chave: Biologia molecular
Bioinformática
Estudantes do ensino médio
Biologia - Estudo e ensino
Molecular biology
Bioinformatics
High school students
Biology - Study and teaching
Data do documento: 23-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: STROZIENSKI, Renata Padilha. O ensino de biologia molecular no nível médio da educação básica por meio de ferramentas da bioinformática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O ensino em biologia molecular no Ensino Médio trabalha com diferentes conceitos e assuntos que são necessários para a compreensão de outros conteúdos e de fenômenos da natureza. Compreender os conceitos que envolvem a biologia molecular não é um processo fácil, visto que essa área apresenta conceitos relativamente complexos que exige um esforço maior do aluno e também do professor que precisa buscar ferramentas que propiciem uma aprendizagem significativa. Perante o exposto, o presente trabalho buscou desenvolver um material didático digital, um Ebook, contendo conteúdos e atividades práticas de bioinformática para que os professores de Ensino Médio possam utilizar conceitos da biologia molecular em suas aulas. Para isso, foram construídas sequências didáticas com possíveis aplicações de roteiros e relatórios de práticas de bioinformática, sobre mutações e proteínas, para o nível médio da Educação Básica. Após o desenvolvimento, o Ebook digital passou por uma avaliação de docentes da área de Ciências e Biologia, na qual objetivou-se analisar o conteúdo presente no produto educacional, bem como a sua aplicabilidade em sala de aula. Com o resultado da avaliação foi possível verificar a possível utilização do material didático como ferramenta educacional, e discutir melhorias no produto educacional.
Abstract: Teaching molecular biology in high school works with different concepts and subjects that are necessary for understanding other content and phenomena in nature. Understanding the concepts involved in molecular biology is not an easy process, since this area has relatively complex concepts that require a greater effort from the student and also from the teacher, who needs to look for tools that promote meaningful learning. In view of the above, this study sought to develop digital teaching material, an Ebook, containing bioinformatics content and practical activities so that high school teachers can use molecular biology concepts in their classes. To this end, teaching sequences were constructed with possible applications of bioinformatics practice scripts and reports on mutations and proteins for secondary school level. After development, the digital Ebook was evaluated by Science and Biology teachers, with the aim of analyzing the content present in the educational product, as well as its applicability in the classroom. With the results of the evaluation, it was possible to verify the possible use of the didactic material as an educational tool, and to discuss improvements to the educational product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36922
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
biologiamolecularferramentasbioinformatica.pdf17,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons