Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36921
Título: | Marianne North: ações de transposição didática para a relação de ensino arte e biologia |
Título(s) alternativo(s): | Marianne North: didactic transposition actions for the relationship of teaching art and biology |
Autor(es): | Santos, Mariane Ferreira do Bardal, Maysa |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Arte - Estudo e ensino Biologia - estudo e ensino Interpretação de imagens Biodiversidade North, Marianne, 1830-1890 Base Nacional Comum Curricular Art - Study and teaching Biology - Study and teaching Picture interpretation Biodiversity |
Data do documento: | 21-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SANTOS, Mariane Ferreira do; BARDAL, Maysa. Marianne North: ações de transposição didática para a relação de ensino arte e biologia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de propor ações de transposição didática que permita o diálogo entre Arte e Biologia a partir de produções de Marianne North. Optou-se pela linha de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico para levantamento de dados sobre o tema a ser desenvolvido para ampliar o conhecimento teórico sobre a artista escolhida, bem como necessidade de saber mais sobre a transposição didática, como é feita e aplicada no contexto escolar, e ainda sobre a relação entre Arte e Biologia durante o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de botânica. Num segundo momento, propõe-se a organização de um plano de aula que contemple o estudo da botânica a partir da seleção de imagens produzidas por Marianne North com o auxílio das metodologias ativas em sala de aula com os alunos do Ensino Médio. Sabe-se que o ensino de Biologia não pode ser tratado de forma isolada de algumas disciplinas, tendo em vista a necessidade da sua contextualização. Diante disso, a articulação entre os diferentes saberes se torna fundamental para que o ensino seja significativo para quem aprende, demonstrando a necessidade de práticas educativas que fortaleçam o vínculo entre as disciplinas para que o ensino não seja fragmentado. |
Abstract: | This is a research project with the aim of proposing didactic transposition actions that enable a dialog between Art and Biology based on the productions of Marianne North. We opted for qualitative, bibliographical research to gather data on the theme to be developed in order to broaden our theoretical knowledge of the chosen artist, as well as the need to learn more about didactic transposition, how it is carried out and applied in the school context, and also about the relationship between Art and Biology during the teaching and learning process of botany content. Secondly, we propose the organization of a lesson plan that includes the study of botany based on the selection of images produced by Marianne North with the help of active methodologies in the classroom with high school students. It is well known that the teaching of biology cannot be dealt with in isolation from other subjects, given the need for contextualization. In view of this, the articulation between different types of knowledge is essential for teaching to be meaningful for those who learn, demonstrating the need for educational practices that strengthen the link between disciplines so that teaching is not fragmented. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36921 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariannenorthartebiologia.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons