Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36919
Título: Estado nutricional de universitários: aspectos intervenientes de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura
Título(s) alternativo(s): Nutritional status of university students: intervening aspects of an undergraduate group from academic courses
Autor(es): Assai, Vitória Caroline
Orientador(es): Freire, Gilberto Martins
Palavras-chave: Estudantes universitários
Nutrição - Avaliação
Aprendizagem
College students
Nutrition - Evaluation
Learning
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ASSAI, Vitória Caroline. Estado nutricional de universitários: aspectos intervenientes de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Em um cenário onde os estudantes universitários enfrentam intensas rotinas de estudo, é crucial a adoção de hábitos saudáveis, assim como uma prática frequente de exercícios físicos e um bom período de repouso. Dentro deste contexto a presente pesquisa visou analisar as relações entre nutrição e desempenho acadêmico, utilizando de uma abordagem quali-quantitativa e investigando aspectos como a frequência de consumo de determinados grupos de alimentos, comportamentos alimentares e dados antropométricos de acadêmicos matriculados na disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus de Ponta Grossa. Embora não tenha sido possível estabelecer uma relação de causalidade direta, a nutrição possui um papel fundamental no bem-estar e consequentemente no desempenho acadêmico dos universitários.
Abstract: In a scenario where university students face intense study routines, it is crucial to adopt healthy habits, as well as frequent physical exercise and a good period of rest. Within this context, this research aimed to analyze the relationships between nutrition and academic performance, using a qualitative-quantitative approach and investigating aspects such as the frequency of consumption of certain food groups, eating behaviors and anthropometric data of academics enrolled in the discipline of Anatomy and Human Physiology of the Degree in Biological Sciences at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa Campus. Although it was not possible to establish a direct causal relationship, nutrition plays a fundamental role in the well-being and consequently in the academic performance of university students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36919
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estadonutricionaluniversitarioslicenciatura.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons