Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36918
Título: Organismos extremófilos no contexto inclusivo
Título(s) alternativo(s): Extremophile organisms in inclusive education
Autor(es): Brandão, Flávia Sasso
Orientador(es): Karling, Leticia Cuccolo
Palavras-chave: Exobiologia
Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Exobiology
Inclusive education
Students with disabilities
Data do documento: 6-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRANDÃO, Flávia Sasso. Organismos extremófilos no contexto inclusivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Neste estudo, realizou-se um levantamento bibliográfico de materiais didáticos dos últimos cinco anos usados no ensino de Ciências e Biologia, com ênfase na interdisciplinaridade da Astrobiologia e organismos extremófilos, com o intuito de analisar e discutir a presença de tecnologias assistivas e recursos de acessibilidade em materiais didáticos interdisciplinares. Ficou evidente que é possível adaptar todos os materiais didáticos para tornar seu conteúdo acessível a pessoas com deficiência, mas isso requer uma maior conscientização por parte dos professores e uma gestão pedagógica eficaz para explorar o potencial desses materiais em um ambiente inclusivo. Além disso, foram criadas três videoaulas abordando temas relacionados aos organismos extremófilos, nomeadamente: 1. "Zoologia: A Conquista dos Organismos", 2. "Mar Profundo" e 3. "Vulcões Escaldantes e a Origem da Vida". O objetivo foi compartilhar esses conteúdos nas redes sociais, a fim de alcançar um público diversificado, incluindo pessoas com e sem deficiência. Essa divulgação contribui para promover o enriquecimento do conhecimento intelectual e científico por meio da divulgação científica, destacando a importância de tornar os recursos educacionais acessíveis e fomentar uma aprendizagem significativa em um contexto sociocultural. Além disso, as videoaulas incentivam a curiosidade e a reflexão, integrando os recursos acessíveis como parte fundamental do processo educativo.
Abstract: In this study, a bibliographical survey of teaching materials from the last five years used in the teaching of Science and Biology was carried out, with an emphasis on the interdisciplinarity of Astrobiology and extremophile organisms, with the aim of analyzing and discussing the presence of assistive technologies and accessibility resources in interdisciplinary teaching materials. It became clear that it is possible to adapt all teaching materials to make their content accessible to people with disabilities, but this requires greater awareness on the part of teachers and effective pedagogical management to explore the potential of these materials in an inclusive environment. In addition, three video classes were created covering topics related to extremophile organisms, namely: 1. "Zoology: The Conquest of Organisms", 2. "Deep Sea" and 3. "Scorching Volcanoes and the Origin of Life". The objective was to share this content on social media in order to reach a diverse audience, including people with and without disabilities. This dissemination contributes to promoting the enrichment of intellectual and scientific knowledge through scientific dissemination, highlighting the importance of making educational resources accessible and fostering meaningful learning in a sociocultural context. Furthermore, video classes encourage curiosity and reflection, integrating accessible resources as a fundamental part of the educational process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36918
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organismosextremofiloscontextoinclusivo.pdf5,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons