Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36913
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Delfino, Leonardo Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-23T16:33:27Z | - |
dc.date.available | 2025-05-23T16:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | DELFINO, Leonardo Martins. Unidade investigativa de ensino para abordagem do conteúdo luz em ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36913 | - |
dc.description.abstract | Currently, science education faces a challenge regarding how knowledge is transmitted to students. The behaviorist paradigm, which seeks immediate and measurable results, can lead to a mechanistic and decontextualized approach to teaching. Teachers are often pressured to teach a large amount of content without considering the social and scientific relevance of this knowledge. However, it is essential to rethink this approach and seek alternatives that promote meaningful learning, capable of relating scientific concepts to students' reality and encouraging the development of skills and critical thinking. With that said, this study aims to propose and analyze the contributions of an investigative teaching sequence based on David Ausubel's meaningful learning theories, for the teaching of the topic LIGHT with the aid of a homemade spectroscope in the final years of elementary school in the Science subject, in a public school in Ponta Grossa/PR. Data analysis was carried out using the framework proposed by Marco Antônio Moreira and his units of potentially meaningful teaching and their evaluation methods through concept maps. The interpretation of the maps was supported by Laurence Bardin's semantic qualitative content analysis. The application revealed that well-structured investigative practices in sequences can partially contribute to the teaching and learning process within the stages of meaningful learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Luz | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ausubel, David Paul, 1918-2008 | pt_BR |
dc.subject | Light | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Unidade investigativa de ensino para abordagem do conteúdo luz em ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Investigative teaching unit for approaching the light content in science | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Atualmente, o ensino de ciências enfrenta um desafio em relação à forma como os conhecimentos são transmitidos aos alunos. O paradigma behaviorista, que busca resultados imediatos e mensuráveis, pode levar a uma abordagem mecanicista e descontextualizada do ensino. Os professores, muitas vezes, são pressionados a ensinar uma grande quantidade de conteúdos, sem considerar a relevância social e científica desses conhecimentos. No entanto, é essencial repensar essa abordagem e buscar alternativas que promovam uma aprendizagem significativa, capaz de relacionar os conceitos científicos com a realidade dos alunos e incentivar o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico. Dito isso este trabalho tem como objetivo propor e analisar as contribuições de uma sequência de ensino investigativo baseado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel, para abordagem do conteúdo LUZ com auxílio de um espectroscópio caseiro, nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Ciências, em uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. A análise dos dados foi feita a partir da estrutura proposta por Marco Antônio Moreira e suas unidades de ensino potencialmente significativas e suas formas de avaliação por meio de mapas conceituais. A interpretação dos mapas foi apoiada na análise de conteúdo de Laurence Bardin de forma qualitativa semântica. A partir da aplicação, foi possível averiguar que práticas investigativas ordenadas em sequencias, podem ser capazes de contribuir, em parte, para o processo de ensino-aprendizagem, nas etapas do processo de aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Quadros, Celso Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee1 | Bertoni, Danislei | - |
dc.contributor.referee2 | Quadros, Celso Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Adriane Dall’Acqua de | - |
dc.contributor.referee4 | Bueno, Alcione José Alves | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
unidadeinvestigativaensinoabordagem.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons