Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelfino, Leonardo Martins-
dc.date.accessioned2025-05-23T16:33:27Z-
dc.date.available2025-05-23T16:33:27Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationDELFINO, Leonardo Martins. Unidade investigativa de ensino para abordagem do conteúdo luz em ciências. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36913-
dc.description.abstractCurrently, science education faces a challenge regarding how knowledge is transmitted to students. The behaviorist paradigm, which seeks immediate and measurable results, can lead to a mechanistic and decontextualized approach to teaching. Teachers are often pressured to teach a large amount of content without considering the social and scientific relevance of this knowledge. However, it is essential to rethink this approach and seek alternatives that promote meaningful learning, capable of relating scientific concepts to students' reality and encouraging the development of skills and critical thinking. With that said, this study aims to propose and analyze the contributions of an investigative teaching sequence based on David Ausubel's meaningful learning theories, for the teaching of the topic LIGHT with the aid of a homemade spectroscope in the final years of elementary school in the Science subject, in a public school in Ponta Grossa/PR. Data analysis was carried out using the framework proposed by Marco Antônio Moreira and his units of potentially meaningful teaching and their evaluation methods through concept maps. The interpretation of the maps was supported by Laurence Bardin's semantic qualitative content analysis. The application revealed that well-structured investigative practices in sequences can partially contribute to the teaching and learning process within the stages of meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-2008pt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleUnidade investigativa de ensino para abordagem do conteúdo luz em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeInvestigative teaching unit for approaching the light content in sciencept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o ensino de ciências enfrenta um desafio em relação à forma como os conhecimentos são transmitidos aos alunos. O paradigma behaviorista, que busca resultados imediatos e mensuráveis, pode levar a uma abordagem mecanicista e descontextualizada do ensino. Os professores, muitas vezes, são pressionados a ensinar uma grande quantidade de conteúdos, sem considerar a relevância social e científica desses conhecimentos. No entanto, é essencial repensar essa abordagem e buscar alternativas que promovam uma aprendizagem significativa, capaz de relacionar os conceitos científicos com a realidade dos alunos e incentivar o desenvolvimento de habilidades e pensamento crítico. Dito isso este trabalho tem como objetivo propor e analisar as contribuições de uma sequência de ensino investigativo baseado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel, para abordagem do conteúdo LUZ com auxílio de um espectroscópio caseiro, nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Ciências, em uma escola da rede pública estadual de Ponta Grossa/PR. A análise dos dados foi feita a partir da estrutura proposta por Marco Antônio Moreira e suas unidades de ensino potencialmente significativas e suas formas de avaliação por meio de mapas conceituais. A interpretação dos mapas foi apoiada na análise de conteúdo de Laurence Bardin de forma qualitativa semântica. A partir da aplicação, foi possível averiguar que práticas investigativas ordenadas em sequencias, podem ser capazes de contribuir, em parte, para o processo de ensino-aprendizagem, nas etapas do processo de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor-co1Quadros, Celso Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2Quadros, Celso Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Adriane Dall’Acqua de-
dc.contributor.referee4Bueno, Alcione José Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
unidadeinvestigativaensinoabordagem.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons