Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36912
Título: Diversidade de abelhas: uma transposição didática para educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Diversity of bees: a didactic transposition for environmental education
Autor(es): Valentim, Mariana Isabeli
Orientador(es): Sekine, Elizabete Satsuki
Palavras-chave: Abelhas
Ensino - Meios auxiliares
Educação ambiental
Biologia - estudo e ensino
Bees
Teaching - Aids and devices
Environmental education
Science - Study and teaching
Data do documento: 7-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VALENTIM, Mariana Isabeli. Diversidade de abelhas: uma transposição didática para educação ambiental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Nas últimas décadas, tem sido testemunhada a crescente preocupação com a degradação ambiental e perda da biodiversidade e, nesse contexto, são evidentes as movimentações políticas, sociais e científicas em prol da sustentabilidade. O emprego da Educação Ambiental nas escolas tem sido intensificado, promovendo a sensibilização e formação científico-tecnológica do cidadão consciente com o meio ambiente, por meio da discussão acerca das interferências de ações humanas à natureza. A pesquisa adiante, de caráter exploratório e aplicado, norteia a elaboração de um produto didático construído a partir da transposição didática e do amálgama educativo entre diversidade das abelhas e emergências ambientais. Nas discussões criadas, relaciona-se os princípios de ecologia, botânica, entomologia, entre outras áreas das ciências naturais e da biologia, às esferas política, social e cultural. Por meio dessa correlação, foram identificados potenciais contribuições à Educação Ambiental e um possível estímulo ao uso de novas ferramentas educativas que suplantam o ensino tradicional.
Abstract: Over the past few decades, environmental degradation and biodiversity loss has become an increasingly concerning issue. In this setting, it is evident that there are political, social, and scientific movements advocating for sustainability. The implementation of Environmental Education in schools has been intensified, promoting awareness and fostering scientific-technological development by engaging in discussions about the consequences of human actions on nature. The upcoming research, with exploratory and applied nature, presents the development of an educational product constructed through didactic transposition and the combination between the subject-matters “bee diversity” and “environmental emergencies”. Within the established dialogues, principles from ecology, botany, entomology, and other areas of biology, were related to the political, social, and cultural spheres. The built correlation revealed possible ways to enhance Environmental Education and encourage the adoption of innovative educational tools that surpass traditional teaching methods.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36912
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diversidadeabelhastransposicaodidatica.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons