Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36911
Título: | O desmatamento da Amazônia no ensino de biologia: uma perspectiva da alfabetização científica e tenológica |
Título(s) alternativo(s): | Deforestation in lhe Amazon in the teaching of biology: a perspective of scientific and technological literacy |
Autor(es): | Paulo, Luana Poças de |
Orientador(es): | Jacinski, Edson |
Palavras-chave: | Desmatamento Desinformação Notícias falsas Biologia - Estudo e ensino Alfabetização Amazônia Clearcutting Disinformation Fake news Biology - Study and teaching Literacy |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PAULO, Luana Poças de. O desmatamento da Amazônia no ensino de biologia: uma perspectiva da alfabetização científica e tenológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | A Amazônia é uma riqueza nacional por conter grande diversidade de espécies e a maior bacia hidrográfica do mundo, além de muitos povos nativos, porém o desmatamento da região sofreu um aumento nos últimos anos e um dos principais responsáveis por esse fenômeno é a proliferação em massa de notícias falsas, as chamadas Fakes News que são utilizadas como forma de promover a desinformação a respeito do bioma, para que possam ser implementadas políticas com base em interesses econômicos imediatistas. Considerando que a alfabetização científica e tecnológica crítica exerce um papel fundamental na conscientização da população sobre os problemas socioambientais e na democratização do conhecimento científico e tecnológico foi proposta, como forma de enfrentamento às Fake News, uma sequência didático-pedagógica na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica que visa desenvolver uma visão crítica nos alunos, capacitando para participar de forma crítica e informada nos debates e decisões envolvendo questões socioambientais. O procedimento de coleta de dados foi baseado em uma análise documental com uma abordagem qualitativa voltada para a análise crítica da disseminação de Fake News como agravamento das queimadas na floresta amazônica. A sequência didática proposta foi estruturada a partir de três momentos pedagógicos (problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) e elaborada sob a forma de um caderno didático voltado para alunos do Ensino Médio. |
Abstract: | The Amazon is a national treasure due to its vast species diversity and being home to the largest river basin in the world, as well as numerous indigenous peoples. However, deforestation in the region has seen an increase in recent years, with one of the main contributors to this phenomenon being the mass proliferation of Fake News, which is used to promote misinformation about the biome and implement policies based on short-term economic interests. Considering that critical scientific and technological literacy plays a crucial role in raising awareness among the population about socio-environmental issues and in democratizing scientific and technological knowledge, a didactic-pedagogical sequence will be proposed as a means of combating Fake News from the perspective of scientific and technological literacy. This sequence aims to develop a critical worldview in students, empowering them to participate in debates and make informed decisions regarding socio-environmental issues. The data collection procedure will be based on a documentary analysis with a qualitative approach focused on the critical analysis of the spread of Fake News as it relates to the exacerbation of wildfires in the Amazon rainforest. The proposed didactic sequence was structured based on three pedagogical moments (problematization, knowledge organization, and knowledge application) and developed in the form of a didactic notebook aimed at high school students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36911 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desmatamentoamazoniaensinobiologia.pdf | 14,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons