Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36909
Título: Educação ambiental crítica na educação básica: um olhar para os recursos hídricos no município de Campo Mourão, Paraná
Título(s) alternativo(s): Critical environmental education in basic education: a look at water resources in the municipality of Campo Mourão, Paraná
Autor(es): Barreto, Edna Aparecida Firmiano
Orientador(es): Romero, Adriano Lopes
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenvolvimento de recursos hídricos
Desenvolvimento sustentável
Environmental education
Water resources development
Sustainable development
Data do documento: 14-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BARRETO, Edna Aparecida Firmiano. Educação ambiental crítica na educação básica: um olhar para os recursos hídricos no município de Campo Mourão, Paraná. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2025.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um material didático intitulado Águas na cidade de Campo Mourão/PR: Um olhar para o Rio do Campo, sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica, para apoiar ações educativas voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Campo Mourão, Paraná. A pesquisa se insere no âmbito do projeto de extensão “Clubes de Ciências Rachel Carson: Educação Ambiental Crítica por meio de temas socioambientais”, implementado em escolas municipais de Campo Mourão. O trabalho se justifica pela escassez de materiais didáticos contextualizados que abordem os recursos hídricos e sua relevância para a formação de uma consciência ambiental crítica. A metodologia adotada incluiu uma revisão sistemática sobre a Educação para os Recursos Hídricos no Brasil, análise de documentos oficiais que tratam do tema e a elaboração de uma sequência didática voltada ao ensino de recursos hídricos para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I. O material desenvolvido está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 6 (Água Potável e Saneamento). Os resultados destacam a importância de integrar práticas pedagógicas que promovam o pensamento crítico e a compreensão socioambiental dos alunos, incentivando o uso consciente e sustentável dos recursos hídricos. A pesquisa contribui para o fortalecimento da Educação Ambiental Crítica no currículo escolar e oferece um modelo replicável de ensino que pode ser adaptado a diferentes contextos educacionais.
Abstract: This study aims to develop a teaching material entitled “Waters in the city of Campo Mourão, Paraná”, from the perspective of Critical Environmental Education, to support educational actions aimed at the initial years of Elementary School in municipal public schools in Campo Mourão, Paraná. The research is part of the extension project “Rachel Carson Science Clubs: Critical Environmental Education through socio-environmental themes”, implemented in municipal schools in Campo Mourão. The work is justified by the scarcity of contextualized teaching materials that address water resources and their relevance for the formation of a critical environmental awareness. The methodology adopted included a systematic review on Education for Water Resources in Brazil, analysis of official documents that address the topic and the elaboration of a teaching sequence focused on teaching water resources to students in the 5th grade of Elementary School I. The material developed is aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), especially SDG 4 (Quality Education) and SDG 6 (Clean Water and Sanitation). The results highlight the importance of integrating pedagogical practices that promote critical thinking and socio-environmental understanding among students, encouraging the conscious and sustainable use of water resources. The research contributes to strengthening critical Environmental Education in the school curriculum and offers a replicable teaching model that can be adapted to different educational contexts.
Descrição: Acompanha: Sequência didática águas na cidade de Campo Mourão/PR: um olhar para o Rio do Campo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36909
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalrecursoshidricos.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoambientalrecursoshidricos_produto.pdf19,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons