Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBussi, Leticia de Moraes-
dc.date.accessioned2025-05-23T14:45:42Z-
dc.date.available2025-05-23T14:45:42Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.citationBUSSI, Leticia de Moraes. Uma proposta de ensino biologia: a relação arte, ciência e tecnologia em Self de Marc Quinn. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36908-
dc.description.abstractIn this paper we present an investigation proposal within the scope of the relationship between Art and Science, anchored in the Reading of Images through the analysis by Reasoning Styles in Sciences and in the Arts with the main goal to investigate what are the contributions of an image analysis in the Teaching of Biology. For this purpose, the series of sculptures “Self”, by the artist Marc Quinn, was chosen as an object of research. The choice is justified due to its critical nature, in which not only artistic elements can be removed, but also scientific elements that can be explored and used as an interdisciplinary way between Art and Biology to transmit theoretical concepts in a practical way, facilitating the teaching and learning process. For theoretical action, we based ourselves on the Interdisciplinary Image Reading proposition by Silva and Neves (2016) and for the analysis of Reasoning Styles we used Bueno (2018). As a didactic-educational product, we proposed the systematization of this knowledge through the development of school plans methodologically based on the creation of an Interdisciplinary Island of Rationality by Gerard Fourez (1997), exploring the complexity in the relationship between Art and Science, with its main focus on teaching Biology.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectArte e ciênciapt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.subjectEscultorespt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArt and sciencept_BR
dc.subjectPicture interpretationpt_BR
dc.subjectSculptorspt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleUma proposta de ensino biologia: a relação arte, ciência e tecnologia em Self de Marc Quinnpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching biology: the relationship of art, science and technology in Self by Marc Quinnpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de investigação no âmbito da relação entre Arte e Ciência, ancorada na Leitura de Imagens através da análise por Estilos de Raciocínio nas Ciências e nas Artes com o objetivo principal de investigar quais são as contribuições de uma análise imagética no Ensino de Biologia. Para tanto, a série de esculturas Self, do artista Marc Quinn, foi escolhida como objeto de pesquisa. A escolha justificou-se devido sua natureza crítica, onde pode-se retirar não só elementos artísticos, mas também, elementos científicos que podem ser explorados e utilizados de maneira interdisciplinar entre a Arte e a Biologia para transmitir conceitos teóricos de maneira prática, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para ação teórica nos baseamos na proposição de Leitura de Imagem Interdisciplinar de Silva e Neves (2016) e para a análise de Estilos de Raciocínio utilizamos Bueno (2018). Como produto didático-educacional propusemos a sistematização desses conhecimentos através do desenvolvimento de planejamentos escolares metodologicamente fundamentados na criação de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gerard Fourez (1997), explorando a complexidade na relação entre a Arte e Ciência, com foco principal no ensino de Biologia.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostaensinobiologiarelacaoarteciencia.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons