Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36906
Título: Jogo didático sobre educação em saúde baseado em dados epidemiológicos de meningite
Título(s) alternativo(s): Didactic game in health education based in meningitis’ epidemiological data
Autor(es): Mazepa, João Guilherme Schimanski
Orientador(es): Karling, Leticia Cuccolo
Palavras-chave: Meningite
Jogos educativos
Epidemiologia
Meningitis
Educational games
Epidemiology
Data do documento: 15-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MAZEPA, João Guilherme Schimanski. Jogo didático sobre educação em saúde baseado em dados epidemiológicos de meningite. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paranáá, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: É notável como os jogos didáticos influenciam o andamento das aulas e a construção conjunta de conhecimento entre os alunos e o professor, sendo uma alternativa muito prática para superar obstáculos presentes em sala de aula, como aptidões mentais específicas dos alunos e o próprio interesse no assunto. No ensino de ciências e saúde, o tema educação em saúde não tem a importância que deveria, tendo em vista sua relação com as doenças que acometem a sociedade, especialmente após o fim da pandemia de Covid-19. O assunto aborda diversos conceitos científicos que podem dificultar o aprendizado dos alunos, portanto, torna-se importante o processo de transposição didática, que tem como propósito transformar o conhecimento científico em uma linguagem mais simples e acessível. Dessa forma, utilizando a sala de aula como ponto de partida para considerar as qualidades e dificuldades de cada turma unida ao conceito de transposição didática, é possível criar inúmeras possibilidades metodológicas. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um jogo didático sobre os diferentes tipos de meningite que afetam a população em geral, que contribua no aprendizado dos alunos em aulas de Educação em Saúde, trazendo aos discentes um ambiente diferenciado de seu cotidiano, de forma que o conteúdo seja apresentado de uma maneira visual e interativa, estimulando o interesse nos grupos de alunos. O jogo foi elaborado com intuito de ser aplicado para alunos da educação básica, atendendo habilidades recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular no ensino de Ciências, trabalhando principalmente conceitos de dados epidemiológicos de meningite. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo. Orientando-se a partir das habilidades propostas pela BNCC, a educação em saúde encontra-se na unidade temática Vida e Evolução com a intenção de que o aluno tenha embasamento teórico para ter posicionamentos e ser protagonista em suas escolhas referentes ao autocuidado com seu corpo, da comunidade e em relação a doenças com altos índices de mortalidade e morbidade, assim como a meningite. Além disso, os alunos são estimulados a serem cidadãos críticos e participativos em suas respectivas comunidades, pois o material colocará o assunto dentro de suas realidades, mostrando que o tema está presente além dos limites da escola.
Abstract: It is remarkable how didactic games influence the progress of the classes and the collective construction of the knowledge between the classmates and the teacher, being a practical alternative to overcome existent barriers in the classroom, as specific mental abilities of the students and their own interest in the subject. In the health and science system, the health education theme does not have the importance it should, due to its relation with the diseases that affect society, especially after the end of Covid-19’s pandemic. The subject approaches many different scientific concepts that can complicate the students’ learning, therefore, the process of didactic transposal becomes important, that has the purpose of transforming the scientific knowledge in a more simple and accessible language. In that way, using the classroom as a starting point to consider the qualities and difficulties of each class attached to the definition of didactic transposal, it is possible to create uncountable methodological possibilities. The objective of this research was to develop a didactic game about the different types of meningitis that affect the population in general, which contributes to the students' learning in Health Education classes, bringing them a different environment than their ordinary, in a way that the content can be presented in a visual and interactive manner, stimulating the interest in the different class groups. The game was made with the intention to be applied to primary education students, attending desirable skills by the BNCC in science teaching, working mainly in meningitis' epidemiological concepts. Following the proposal abilities of the BNCC, the Health Education is found in the thematic unity of Life and Evolution with the intention that the student has theoretical basis to have placement and being the protagonist of its' own choices associated to its body self-care, of the community and in relation to diseases with high mortality and morbidity rate, as meningitis. Furthermore, the academics are stimulated to be critical citizens and participative in their own communities, since the material will insert the subject inside their realities, showing that the theme is present outside the schools' boundaries.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36906
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogodidaticoeducacaosaudebaseado.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons