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Título: A inserção dos conceitos de recursos hídricos na educação especial: uma proposta didático-pedagógica
Título(s) alternativo(s): The insertion of the concepts of water resources in basic education and special education: an pedagogical didactic proposal
Autor(es): Arantes, Ana Cristyna Rocha de França
Orientador(es): Consolin, Marcilene Ferrari Barriquello
Palavras-chave: Desenvolvimento de recursos hídricos
Educação ambiental
Educação especial
Water resources development
Environmental education
Special education
Data do documento: 17-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ARANTES, Ana Cristyna Rocha de França. A inserção dos conceitos de recursos hídricos na educação especial: uma proposta didático-pedagógica. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.
Resumo: A Educação Ambiental pode promover o desenvolvimento de valores sociais e pessoais e promover a integração de alunos em discussões e debates atuais, além de contribuir com a ampliação de conceitos científicos no âmbito escolar para uma compreensão mais ampla da prática social. Considerando esses aspectos, este trabalho tem como objetivo possibilitar a inserção de conceitos sobre recursos hídricos na Educação Básica, particularmente em uma de suas modalidades: a Educação Especial. Para tanto, produzimos uma proposta no formato de Guia Didático-Pedagógico para uso do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, tendo em vista a aprendizagem dos alunos público-alvo a Educação Especial sobre conceitos da Educação Ambiental com foco nos recursos hídricos. O presente estudo justifica-se pela necessidade de se desenvolver ferramentas didáticas de ensino-aprendizagem para utilização do professor da Educação Especial em escolas de ensino regular. Considera-se que um dos objetivos da linha de pesquisa planejamento e gestão de recursos hídricos, além de desenvolver novas metodologias de aperfeiçoamento, consiste em alcançar maior participação social dos sujeitos no que se refere à gestão sobre recursos hídricos. O Guia Didático Pedagógico, desenvolvido a partir dos seis níveis de abstração e complexidade da Taxonomia de Bloom, compreende seis planos de unidade que contemplam, cada um, os objetivos, as questões problematizadoras, as ações didático-pedagógicas, os recursos materiais necessários, os resultados esperados e os instrumentos avaliativos com sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas ao longo e ao final de cada plano. Este Guia Didático-Pedagógico passou por avaliação ad referendum por pares, permitindo sua validação para posterior desenvolvimento junto a estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados no Ensino Básico, em especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: Environmental Education can promote the development of social and personal values and promote the integration of students in current discussions and debates, in addition to contributing to the expansion of scientific concepts in the school environment for a broader understanding of social practice. Considering these aspects, this work aims to enable the inclusion of concepts about water resources in Basic Education, particularly in one of its modalities: Special Education. To this end, we produced a proposal in the format of a Didactic-Pedagogical Guide for use by teachers in the Multifunctional Resource Room, with a view to learning the concepts of Environmental Education with a focus on water resources by students who are the target audience of Special Education. This study is justified by the need to develop teaching-learning didactic tools for use by Special Education teachers in regular schools. It is considered that one of the objectives of the line of research on planning and management of water resources, in addition to developing new improvement methodologies, is to achieve greater social participation of subjects with regard to water resource management. The Didactic-Pedagogical Guide, developed based on the six levels of abstraction and complexity of Bloom's Taxonomy, comprises six unit plans that each include the objectives, the problematizing questions, the didacticpedagogical actions, the necessary material resources, the expected results and the assessment instruments with suggestions of activities that can be developed throughout and at the end of each plan. This Didactic-Pedagogical Guide underwent ad referendum peer review, allowing its validation for later development with the target audience of Special Education students enrolled in Basic Education, especially in the initial years of Elementary Education.
Descrição: Acompanha: Guia didático pedagógico: uma introdução ao tema recursos hídricos na educação especial
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36900
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

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