Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMazzutti, Gabriela Dalzoto-
dc.date.accessioned2025-05-23T13:21:43Z-
dc.date.available2025-05-23T13:21:43Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationMAZZUTTI, Gabriela Dalzoto. Abordagem histórico-filosófica da biologia celular e molecular: a discrepância presente nos livros didáticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36899-
dc.description.abstractThe History and Philosophy of Science (HPS) approach, when produced aiming at the veridical insertion of scientific events, directly corroborates with learning, bringing scientists closer and breaking the view that these are perfect individuals who don’t make mistakes and discern absolute truths in Science. In the case of contents related to Cellular and Molecular Biology, it’s a common practice to do strictly mechanical and expositive classes, a reflection seen in the support material used by teachers, such as the textbook, which in certain situations is the only element for the construction of their classes. The methodology used in the present work was the bibliographical and documental research, aiming to understand how the HPS approach in contents of Cellular and Molecular Biology is elaborated in textbooks, the objective was to analyze these materials of Biology in High School of the Programa Nacional do Livro Didático of 2018 (PNLD/2018), evaluating how historical data and other elements that corroborate with this approach are presented, categorizing them by deformed views of Science, using as a basis a theoretical framework built to identify scientists, including mainly those who are generally excluded from history, proposing the union of knowledge that led to discoveries in the field. The result of this analysis demonstrated a divergence between the approach present in Cellular Biology and the one present in Molecular Biology, although deformed views predominate in both. As a proposal to combat these views, an e-book (electronic book) was elaborated to assist in the insertion of HPS in High School Biology classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectMolecular biologypt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectScience - Philosophypt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleAbordagem histórico-filosófica da biologia celular e molecular: a discrepância presente nos livros didáticospt_BR
dc.title.alternativeHistorical-philosophical approach of cellular and molecular biology: the discrepancy present in textbookspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC), quando produzida visando a inserção verídica de acontecimentos científicos, corrobora diretamente com o aprendizado, aproximando os cientistas e quebrando a visão de que estes são indivíduos perfeitos que não cometem erros e discernem verdades absoltas na Ciência. No caso de conteúdos relativos à Biologia Celular e Molecular, é comum a prática estritamente mecânica e expositiva nas aulas, reflexo do material de apoio utilizado por professores, como o livro didático, que em determinadas situações é o único elemento para a construção de suas aulas. A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica e documental, visando compreender como a abordagem HFC nos conteúdos de Biologia Celular e Molecular é trabalhada nos livros didáticos, o objetivo foi analisar estes materiais de Biologia do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD/2018), avaliando como os dados históricos e demais elementos que corroboram com essa abordagem são apresentados, categorizando-as pelas visões deformadas da Ciência, utilizando como embasamento um referencial teórico construído para identificação de cientistas, incluindo principalmente aqueles que geralmente são excluídos da história, propondo a união de saberes que levaram às descobertas no ramo. O resultado desta análise demonstrou uma divergência entre a abordagem presente em Biologia Celular da presente em Biologia Molecular, embora as visões deformadas predominem em ambas. Como proposta a combater essas visões, foi elaborado um material didático e-book (eletronic book, do português, livro eletrônico) que auxilie na inserção da HFC nas aulas de Biologia do Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio-
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Silva, Márcio-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee4Maia, Daniela Corrêa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemhistoricofilosoficabiologiacelular.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abordagemhistoricofilosoficabiologia_produto.pdf7,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons