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Título: IPVLANDIA: ensino de endereçamento IPV4 utilizando aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Título(s) alternativo(s): IPVLANDIA: teaching IPV4 addressing using problem-based learning (PBL)
Autor(es): Bonfante, Leonardo
Orientador(es): Tenorio, Marcos Mincov
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Gamificação
Endereços na Internet
Designers
Jogos educativos
Active learning
Gamification
Internet addresses
Designers
Educational games
Data do documento: 5-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: BONFANTE, Leonardo. IPVLANDIA: ensino de endereçamento IPV4 utilizando aprendizagem baseada em problemas (ABP). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.
Resumo: A abordagem de conteúdos teóricos, em diferentes áreas do conhecimento, muitas vezes leva os estudantes a não obterem um bom aproveitamento pedagógico. Diante disso, educadores têm buscado metodologias e práticas didáticas inovadoras para tornar o aprendizado mais acessível e dinâmico. Entre essas metodologias, destacam-se as Metodologias Ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que coloca o aluno no centro do processo educativo, promovendo um aprendizado mais significativo e individualizado. Essa abordagem permite a integração de conceitos teóricos e práticos por meio da resolução de desafios, estimulando o raciocínio crítico e a autonomia dos estudantes. Nesse contexto, a combinação da Aprendizagem Baseada em Problemas com a Gamificação tem se mostrado uma estratégia eficaz para diversas áreas do ensino, incluindo redes de computadores. Com o objetivo de tornar o ensino do endereçamento IPv4 mais acessível e envolvente para alunos do ensino médio, foi desenvolvido o IPVLandia, um jogo educativo que utiliza elementos de game design para estruturar conteúdos de forma interativa. Através de um enredo lúdico e desafios progressivos, o jogo busca despertar o interesse dos alunos e fomentar um aprendizado mais dinâmico, conectando teoria e prática dentro de um ambiente imersivo e gamificado.
Abstract: The approach to theoretical content in different areas of knowledge often leads students to poor academic performance. In response, educators have sought innovative methodologies and teaching practices to make learning more accessible and dynamic. Among these methodologies, Active Learning strategies stand out, such as Problem-Based Learning (PBL), which places the student at the center of the educational process, promoting a more meaningful and individualized learning experience. This approach allows for the integration of theoretical and practical concepts through problem-solving, encouraging critical thinking and student autonomy. In this context, the combination of Problem-Based Learning with Gamification has proven to be an effective strategy in various fields of education, including computer networks. To make the teaching of IPv4 addressing more accessible and engaging for high school students, IPVLandia was developed4an educational game that uses game design elements to structure content interactively. Through a playful storyline and progressive challenges, the game aims to capture students' interest and foster a more dynamic learning experience, connecting theory and practice within an immersive and gamified environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36898
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