Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36896
Título: | Que podre! Por que minhas frutas estragaram, e agora? |
Título(s) alternativo(s): | Disgusting! Why my fruits ruined, and now? |
Autor(es): | Luz, Patricia Michele da |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Fungos Frutas - Conservação Livro didático Mídia digital Ciência - Estudo e ensino Fungi Fruit - Preservation Textbooks Digital media Science - Study and teaching |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | LUZ, Patricia Michele da. Que podre! Por que minhas frutas estragaram, e agora?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | O presente estudo apresenta exemplos para a abordagem do conteúdo Reino Fungi, o qual é trabalhado na disciplina de Ensino de Ciências do Ensino Fundamental - Anos Finais. Esses exemplos podem ser elaborados por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação. A questão norteadora para a elaboração deste trabalho é: Como a elaboração de um material em Padlet [marca registrada] pode auxiliar no entendimento sobre a influência dos fungos na decomposição em frutas e demonstrar uma maneira sustentável de descarte do material orgânico. Portanto, o objetivo principal foi desenvolver um material paradidático através de uma ferramenta digital, o Padlet [marca registrada], para que possa auxiliar no entendimento sobre a influência dos fungos na decomposição de frutas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e análise bibliográfica dos temas e de alguns livros didáticos referentes ao PNLD 2020. Com base nessa pesquisa, foram elaborados dois portfólios: um para explorar o tema da deterioração de frutas e o outro para expor sobre o termo compostagem doméstica, com ênfase em vermicompostagem. Através dos estudos apresentados neste trabalho, destacamos os benefícios da acessibilidade pelo Padlet [marca registrada] e notamos que nos livros didáticos analisados, os temas da decomposição de frutas e compostagem não foram abordados de maneira adequada a contextualização do tema. Entretanto, acreditamos que os materiais paradidáticos elaborados neste trabalho, possam auxiliar professores e os alunos a compreenderem melhor a influência dos organismos envolvidos nos processos mencionados. |
Abstract: | The current study provides examples related to the Fungi Kingdom, which are adressed in the subject of Science Teaching in Elementary School - Final Years. The guiding question for this paper is as follows: How can the creation of material in Padlet [trade mark] help in understanding the influence of fungi on fruit decomposition and in highlighting a sustainable way of disposing of organic material? Therefore, the main objective is to develop a paradidactic material using the Padlet [trade mark] digital tool, in order to help understand the influence of fungi on fruit decomposition. To achieve the results, we carried out qualitative research and a bibliographic analysis of the themes, as well as some textbooks related to the PNLD 2020. Based on this research, two portfolios were designed: one to explore the topic of fruit decay and the other to address home composting, with an emphasis on vermicomposting. The studies conducted in this paper show the benefits to accessibility provided by Padlet [trade mark]. The textbooks analyzed did not cover the topics of fruit decomposition and composting in a sequential manner. It is believed, though, that the paradidactic materials developed in this study could assist students in better understanding the influence of the organisms involved in the aforementioned processes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36896 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
podrefrutasestragaramagora.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons