Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36889
Título: | Proposta de serious game para o ensino da genética forense |
Título(s) alternativo(s): | Serious game proposal for teaching forensic genetics |
Autor(es): | Arcos, Maria Isabel dos Santos |
Orientador(es): | Bertoni, Danislei |
Palavras-chave: | Genética forense Jogos educativos Jogos eletrônicos Tecnologia da informação Forensic genetics Educational games Electronic games Information technology |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ARCOS, Maria Isabel dos Santos. Proposta de serious game para o ensino da genética forense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Este trabalho discute a utilização do serious games para o ensino de genética forense no ensino médio, com o objetivo de analisar as suas potencialidades como recurso para o desenvolvimento desse conteúdo. Sua relevância assenta-se na falta de opções interativas para esse fim. Para a criação do jogo utilizou-se as ferramentas: (IA) - Chat GPT e os softwares blender Unreal Engine 5, plugins da marketplace, da plataforma Epic Games, autora da Unreal Engine Creator. A criação é uma proposta didática que integra o aprendizado teórico e prático e contribui para o desenvolvimento, entre outros, de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, criatividade e comunicação. |
Abstract: | This work discusses the use of serious games for teaching forensic genetics in high school, with the aim of analyzing its potential as a resource for the development of this content. Its relevance is based on the lack of interactive options for this purpose. To create the game, the following tools were used: (AI) - GPT Chat and Unreal Engine 5 blender software, plugins from the marketplace, from the Epic Games platform, author of Unreal Engine Creator. The creation is a didactic proposal that integrates theoretical and practical learning and contributes to the development, among others, of skills such as critical thinking, problem solving, collaboration, creativity and communication. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36889 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostaseriousgameensinogeneticaforense.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons