Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36889
Título: Proposta de serious game para o ensino da genética forense
Título(s) alternativo(s): Serious game proposal for teaching forensic genetics
Autor(es): Arcos, Maria Isabel dos Santos
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Genética forense
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Tecnologia da informação
Forensic genetics
Educational games
Electronic games
Information technology
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ARCOS, Maria Isabel dos Santos. Proposta de serious game para o ensino da genética forense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Este trabalho discute a utilização do serious games para o ensino de genética forense no ensino médio, com o objetivo de analisar as suas potencialidades como recurso para o desenvolvimento desse conteúdo. Sua relevância assenta-se na falta de opções interativas para esse fim. Para a criação do jogo utilizou-se as ferramentas: (IA) - Chat GPT e os softwares blender Unreal Engine 5, plugins da marketplace, da plataforma Epic Games, autora da Unreal Engine Creator. A criação é uma proposta didática que integra o aprendizado teórico e prático e contribui para o desenvolvimento, entre outros, de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, criatividade e comunicação.
Abstract: This work discusses the use of serious games for teaching forensic genetics in high school, with the aim of analyzing its potential as a resource for the development of this content. Its relevance is based on the lack of interactive options for this purpose. To create the game, the following tools were used: (AI) - GPT Chat and Unreal Engine 5 blender software, plugins from the marketplace, from the Epic Games platform, author of Unreal Engine Creator. The creation is a didactic proposal that integrates theoretical and practical learning and contributes to the development, among others, of skills such as critical thinking, problem solving, collaboration, creativity and communication.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36889
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostaseriousgameensinogeneticaforense.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons